18 de julho de 2013

MAIS UMA VEZ MACEIÓ SE DESTACA COMO CIDADE COM MAIOR NÚMERO DE HOMICÍDIOS NO BRASIL



O Centro Brasileiro de Estudos Latinos Americanos (CEBELO) divulgou nesta quinta (18), resultado de estudos que traz o mapa da violência no país onde Alagoas e a capital Maceió lidera, pela segunda vez, a lista dos estados e capitais com maior número de homicídios. Nos últimos 10 anos o número de pessoas mortas triplicaram atingindo 171%. Só em Maceió, nos anos de 2009 e 2010, foram assassinadas, por arma de fogo, 1.787 pessoas.

Alagoas também aparece no topo como estado que mais matou pessoas negras, e se destacou em 2º lugar como o que mais teve mulheres assassinadas.

Também apareceu na lista dos municípios com elevado índice de violência no Brasil, às cidades de Arapiraca, Pilar, Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, São Sebastião, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Rio Largo, Piranhas e Joaquim Gomes.

Segundo o estudo hoje 15,2 milhões de armas de fogo se encontram nas mãos da população brasileira, desse número apenas 6.8 milhões teriam registro junto a Polícia Federal, enquanto 3.8 milhões de armas permanecem nas mãos dos criminosos por todo o país.

O estudo destacou ainda que apenas no ano de 2010, em 27 cidades brasileiras, foram mortas por arma de fogo, 13.529 pessoas, número que supera e muito os registrados nos últimos anos em países que passaram por violentos conflitos armados.

PONTO DE VISTA

O que se espera com a divulgação desses números, embora não seja nenhuma novidade pelo menos para a sociedade, é que o governo estadual, assim como os prefeitos, em especial o da capital Maceió, cumpra o dever de casa e adote políticas efetivas a fim de tirar Alagoas dessa vergonhosa estatística.

A sociedade já percebeu que o governo federal tem dado a sua contribuição para mudar esse quadro vergonhoso em Alagoas, disponibilizando recursos e propondo projetos de combate à violência. Um exemplo dessa iniciativa, por parte do governo federal, foi o Projeto Brasil mais Seguro, implantado em Alagoas em 2012, mas que até então não deu os frutos desejados pelos alagoanos.

Sabemos que o governo estadual assim como os prefeitos tem a obrigação de tratar o tema segurança pública como prioridade, e diante do quadro lastimável em que se encontra a violência em Alagoas, atingindo todas as classes sociais e ultrapassando, inclusive, os portões dos poderes constituídos, parece ter chegado a hora de se falar uma só linguagem e unir forças para reverter essa situação, do contrário, assim como aconteceu com os americanos voltaremos a viver no velho oeste do século XIX, onde no território selvagem e inóspito e com uma arma na cintura mataremos todos os dias para sobreviver.
Autor: GM Isidoro

Nenhum comentário: