24 de julho de 2013

SINDGUARDA-AL INGRESSA COM AÇÃO EM FAVOR DOS GMs DE SÃO MIGUEL DOS MILAGRES



O presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, Cleif Ricardo, esteve no Fórum do município de Porto de Pedras, na manhã da última terça-feira (23), onde ingressou com uma ação ordinária de cobrança (PROCESSO nº 321-57.2013.8.02.0031), contra a Prefeitura de São Miguel dos Milagres, requerendo o pagamento de 30% de risco de vida para os Guardas Municipais que atuam no município.

Os Guardas decidiram recorrer ao judiciário depois de esgotadas as tentativas de negociação do sindicato com o prefeito, Adalberto Paiva Verçosa (PSDB), que sem justificativa resolveu não atender o pleito da categoria, que também pede o reaparelhamento da Guarda Municipal e curso de qualificação, investimentos que visam meramente elevar a qualidade do serviço prestado pela Guarda Municipal a população de São Miguel dos Milagres.  

O presidente do SINDGUARDA-AL, Cleif Ricardo, disse lamentar a intransigência do prefeito do PSDB, Adalberto Paiva, frente às reivindicações dos Guardas que na prática representa também o anseio da população que grita por melhor segurança frente à violência e a criminalidade que tem botado Alagoas no Ranking como o estado da federação mais violento.

“O prefeito Adalberto Paiva tem o dever de contribuir, na condição de gestor, para que o povo de São Miguel dos Milagres possa contar com as ações preventivas de segurança da Guarda Municipal, fugir dessa responsabilidade nesse momento crítico simboliza um luxo que o prefeito não pode se dar em detrimento de seus interesses políticos.” Destacou o presidente do SINDGUARDA-AL.
Fonte: GM NOTÍCIA-AL  

PONTO DE VISTA

Eis aí mais um exemplo negativo que os demais prefeitos alagoanos não devem seguir. Aquela velha cultura de só investir em setores do município que rendem votos em longo prazo parece está mudando com o aumento gradativo da violência nos pequenos municípios de Alagoas.

O crescente clamor da população por segurança tem despertado alguns prefeitos a incluírem suas Guardas Municipais no elenco das prioridades de investimento. Cada vez mais é comum ver prefeitos, compromissados com a população, implantando sistema de vídeo monitoramento na cidade e reaparelhando suas Guardas Municipais para melhor atender a uma reivindicação do povo que não pode mais ser tratada em terceiro plano.

E se alguns persistem em acreditar que hoje a segurança da população da cidade é de exclusiva responsabilidade do governo estadual, é bom botar as barbas de molho, o povo já percebeu que é numericamente impossível contar com a segurança do governo estadual que, em alguns casos, disponibiliza apenas três ou quatro Policiais Militares para prestarem segurança à população de dois e até três municípios, sem deixar escapar, é claro, o fato de esses policiais serem mal remunerados e não disporem da estrutura logística necessária para dar conta de uma missão impossível como essa.    
Autor: GM Isidoro

Nenhum comentário: