22 de julho de 2013

Titular da SEMTABES ignora a Guarda Municipal e recorre a PM para ter segurança no Mercado do Artesanato



Numa tentativa louvável de reforçar a segurança do Mercado do Artesanato de Maceió, o qual passa por processo de requalificação, a titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (SEMTABES), Solange Jurema, buscou socorro ao comandante da Polícia Militar de Alagoas, Cel. Dimas Cavalcante, na tarde desta segunda (22), de quem recebeu a educada promessa de que iria tentar ajudar mesmo não dispondo de PMs suficiente.

Se tratando de um mercado, ou melhor, de um patrimônio público municipal caberia aos Guardas Municipais assumirem esse ônus prestando serviço de segurança de qualidade, tanto aos comerciantes, a população quanto aos turistas que tem prestigiado aquela importante e histórica feira. A PM assumiria o seu papel ostensivo mantendo o policiamento no entorno do mercado e adjacência.  

É claro e incontestável que a secretária Jurema Cavalcante, competentíssima que é, deveria, inicialmente, ter buscado reforço para a segurança do mercado junto a Guarda Municipal, e aí caberia a mesma juntamente com Cel. Edmilson Cavalcante, Secretário Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (SEMSC), discutir a disponibilidade de homens da Guarda Municipal e do aparato logístico necessário para que então ficasse assegurada, pela polícia de casa, a segurança das instalações públicas. Afinal de contas os Guardas Municipais existem para essa finalidade.

Agora se ao longo dos últimos anos os governos de gestões passadas não promoveram os investimentos necessários que permitisse hoje a Guarda Municipal cumprir com eficácia uma missão desse porte, aí se faz necessário que a atual gestão venha a público prestar os devidos esclarecimentos à sociedade e dizer que, os Guardas Municipais de Maceió não prestam um serviço de melhor qualidade por que os governos passados nunca lhes permitiu ser atuantes no exercício da profissão por não terem disponibilizado a qualificação e a estrutura logística necessária para tal.

Uma atitude desse porte com certeza não causaria constrangimento aos Guardas Municipais que são constantemente taxados como inoperantes por integrantes de outras instituições de segurança pública e até mesmo pela sociedade, como também evitaria manchar a imagem do atual governo municipal.
Fonte: GM NOTICIA-AL

Nenhum comentário: