1 de agosto de 2013

AÇÕES DA SEMSC SERÁ OBJETO DE DEBATE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE MACEIÓ

A Câmara Municipal de Vereadores de Maceió estará promovendo na próxima segunda-feira (5), a partir das 9hs, uma audiência pública a qual terá como tema de debate, “Os novos caminhos para a Secretaria Municipal de Segurança  Comunitária e Cidadania” (SEMSC).
O evento deverá abordar também um assunto que vem causando polêmica meio aos Guardas Municipais e as entidades que representam a categoria, que é a pretensão da SEMSC de contratar vigilantes para cobrir alguns prédios públicos que hoje se encontram sem a presença de Guardas Municipais em decorrência do reduzido efetivo na corporação.

Já se passaram 13 anos que a prefeitura de Maceió vem ignorando o pedido da própria Guarda Municipal e do SINDGUARDA-AL para que sejam contratados novos GMs através de concurso público, e agora como houve aumento de órgãos públicos não há Guardas suficientes para dar conta do serviço.

A SEMSC por sua vez, diante talvez da necessidade, parece ter optado por pegar o prato feito ao invés de ter que cozinhar, ou seja, tem parecido ser mais prático contratar um vigilante já treinado, uniformizado e armado legalmente do que realizar concurso para a Guarda Municipal e só poder contar com o serviço desse servidor daqui há pelo menos seis meses, levando em conta os prazos para realizar o concurso, o processo de formação e os gastos com a legalização do porte de arma.

Por um lado se torna prático e operacional a contração, por outro o governo municipal demonstrará, caso venha a contratar, a mais absoluta falta de compromisso e zelo pela sua força de segurança, deixando de promover o desenvolvimento da Guarda Municipal que há muito vem agonizando por investimentos, respeito e valorização.

 É bom destacar que ao contratar profissionais da iniciativa privada o poder público passa automaticamente a criar vínculos com essa empresa contratada gerando uma relação que tende a se estender até o final do governo, a partir daí cria-se uma situação que leva o gestor a empurrar com a barriga os problemas da sua própria força de segurança, o que não parece ser o caso do atual prefeito de Maceió que por diversas vezes já mostrou que pretende sim organizar e estruturar a Guarda Municipal.

Essa audiência pública é tão importante para a categoria que todos deveriam se fazer presentes mesmo que as instalações da câmara não suportassem. Trata-se de um momento talvez único que os GMs teriam para cobrar uma posição dos vereadores, de dizer ao prefeito de Maceió que a Guarda Municipal precisa é de investimentos e não de vigilantes terceirizados, de chamar a atenção da impressa para os problemas vivenciados, de mostrar para a população que a categoria só não é mais atuante por que não dispõe da estrutura necessária.
Fonte: GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: