21 de setembro de 2013



SINDICATO DOS GUARDAS MUNICIPAIS REBATE CRÍTICAS A SERVIDORES

Diante da publicação de matérias no portal de notícias Cada Minuto e também pelo blogueiro Odilon Rios nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), que citavam vantagens inexistentes atribuídas a Guardas Municipais de Maceió, o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (SINDGUARDA-AL) pediu direito de resposta ao referido veículo para rebater a versão apresentada nos textos e defender a categoria que se revoltou diante das afirmações.

De acordo com o presidente do SINDGUARDA-AL, Cleif Ricardo, as matérias intituladas Distorção: Guarda Municipal em Maceió ganha mais que Policial Federal e Guarda Municipal: gastos enormes e estranhos contrastam com privilégios não passam de denúncias feitas ao acaso e sem qualquer embasamento e aprofundamento. Cleif lamentou que veículos e profissionais com tamanha notoriedade tenham publicado tal conteúdo sem ouvir as partes envolvidas, sem aperceber-se da má caracterização que estariam fazendo à categoria.

Cleif cita, por exemplo, que, com relação aos salários de alguns servidores constantes no Portal da Transparência da Prefeitura de Maceió, trata-se não apenas de seus vencimentos-base, mas também de terço de férias e 13º salários. Outros, no entanto, Cleif Ricardo lembra que alcançaram salários melhores graças ao Plano de Cargos e Carreiras (PCC’s) do município e que, para chegar a esse patamar, os servidores estudaram, se especializaram, tornaram-se mestres e, alguns deles são, também, doutores.

Para tanto, o presidente da entidade lembra que a melhoria salarial da categoria é uma luta constante do sindicato e complementa ao afirmar que esse é o papel de uma entidade classista que, realmente, respeita seus associados. “Não compreendemos porque a valorização de um profissional empenhado e dedicado, como o guarda municipal, seja tomada como agressão pela mídia ou outras categorias? Tudo isso é resultado de muita luta e esforço. O que devemos fazer é unir forças para fazer com que essa valorização também alcance outros profissionais que merecem tanto quanto nós, como os policiais citados nas matérias”, declarou.

Outra questão levantada nos textos trata das escalas praticadas pelos guardas municipais de Maceió. A entidade esclarece que as escalas praticadas em Maceió são de 12 por 36 horas e 12 por 48 horas, com exceção dos guardas que trabalham no Parque Municipal, local que inviabiliza esse tipo de escala e, por isso, difere na aplicação da escala, utilizando, de fato, a de 24 por 72 horas. Explica também que nenhum servidor da Guarda Municipal goza de férias por dois meses. A lei trabalhista é uma só para todos. Aqueles profissionais que ultrapassaram um mês de férias estão, na verdade, utilizando seus bancos de horas acumuladas, já que a Prefeitura não paga hora-extra aos servidores.

Com relação à presença dos 65 guardas municipais na Vila Olímpica Lauthenay perdigão, no Village Campestre, deve-se tornar público que este é, na verdade, um ponto-base, utilizado pela corporação para redistribuir os GM’s para outros setores do município, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os postos de saúde do Tabuleiro.   

O presidente da entidade finalizou destacando o brilhante trabalho desenvolvido pelos guardas municipais de Maceió junto à população da capital alagoana. Ele citou as melhorias que os GM’s conquistaram nos últimos anos e a necessidade de continuidade dos avanços pelo poder Executivo.
Fonte: SINDGUARDA-AL

Um comentário:

Negão da Bicicleta disse...


GM Foxtrot

Acredito infelizmente que todas essas informações tão detalhadas estão partindo dos próprios "companheiros" que são beneficiados de alguma forma por estes militares que infestam a Guarda Municipal. Pois o Secretário nem os Diretores tem tanto detalhes das funções exercidas dentro da Instituição já que estes preocupa-se apenas com seus altos salários e nunca irão ser a favor da GM, pois nunca foram em toda sua vida quando na ativa na polícia militar sempre via a GM como uma ameaça. Todos nós sabemos que os Integrantes dos altos escalões da Polícia Militar de Alagoas sempre teve rixa das demais instituições de Segurança do Estado. Por exemplo, quem não lembra as grandes confusões causadas por PMs com os militares do Exército, com os Policias Civis e atualmente com os Guardas Municipais. A Instituição polícia Militar de Alagoas é uma corporação ciumenta, invejosa, gananciosa que sentem inseguros no exercícios de suas atividades e por qualquer coisa sentem-se ameaçados e acuados passam para o ataque. Prova disto é a inveja por integrantes da Força Nacional que pasmem são todos militares também e não acaba por aí eles se incomoda até com os próprios companheiros ou melhor batalhões ou companhias, pois já ouvi várias criticas de PMs aos demais colegas de farda, como por exemplo, O BOPE, BPtran, Ambiental e atualmente a RP, por aí vcs tiram o quanto essa raça é desunida, invejosa e cheias de macetosos que vivem de "bico", babando os Políticos de Alagoas em troca de uma promoção, servem de Motoristas partícular, chofé de madame, vigia de mansões, capangas nos sitios e fazendas por aí afora, servem até de piniqueiras profissão essa que hj recebe um nome bonito secretária, ainda tem aqueles PMs Rafamé não importando a patente que se submetem a fazer segurança em troca de uma caixa de cerveja, cachaça ou até mesmo um pacote de fubá, tripa de porco etc. Esses oficiais que estão na Guarda Municipal não são diferentes são inativos que ao invés de procurar um Grupos de Idosos pra viajar, dançar etc. ainda e mesmo sem fazer nada correm atrás do dinheiro, ô raça ruin.