19 de setembro de 2013

NOTA DE REPÚDIO CONTRA MATÉRIA VEICULADA NO SITE CADA MINUTO



O BLOG GMs NOTÍCIA-AL vem demonstrar publicamente seu repudio contra a matéria veiculada no Site Cada Minuto, nesta quinta-feira, 19 de setembro, no qual supostos jornalistas ou membro da redação do site disseminou uma matéria jornalística intitulada, “Distorção: Guarda Municipal em Maceió ganha mais que Policial Federal”, sem que levantasse a história de luta dos Guardas Municipais de Maceió deixando de conhecer também o esforço mútuo travado pelos membros do SINDGUARDA-AL e das associações AGMEAL e ASISGMA, para elevar a qualidade de vida e as condições de trabalho da categoria em Maceió e no interior de Alagoas. Frente a esse lamentável episódio, nós que compomos o BLOG GMs NOTÍCIA-AL, interpretamos que tal matéria teve foco notadamente tendencioso e de cunho político, com visão de descredibilizar a Guarda Municipal no que tange aos salários pagos a categoria perante a opinião pública de modo a satisfazer interesses de terceiros e, portando, alheio ao interesse da sociedade para o qual o jornalista deveria ter direcionado a notícia, buscando a veracidade dos fatos e permitindo o direito a ampla defesa.  

A falta de profissionalismo associada à prática sensacionalista desse suposto profissional de comunicação o qual, vale destacar, se manteve no anonimato não assinando a matéria a qual foi veiculada no site, resultou numa injustiça contra a categoria ao deixar de expor para a sociedade alagoana que alguns Guardas Municipais de Maceió recebem sim salários superiores ao de outros profissionais de segurança, mas de forma legal e conquistada mediante intensa luta ao longo dos anos, como por exemplo, as vantagens do Plano de Cargos e Carreira da categoria, Lei nº 4974/2000, que valoriza o servidor permitindo a progressão salarialmente por tempo de serviço e por titulação, ou seja, aqueles que estudam e obtém grau de escolaridade superior ao exigido para o ingresso no cargo recebe percentual que incide sobre o salário elevando significativamente a remuneração desses profissionais, trata-se de um fator motivacional previsto em lei o qual os Guardas tem se inserido e levado à instituição ao patamar das secretarias municipais de Maceió que mais detém servidores com nível superior e pós-graduado, tendo inclusive casos de GMs cursando o mestrado.

Esse “profissional de comunicação” se tivesse honrado os preceitos éticos da profissão de jornalista e buscado a veracidade dos fatos, permitindo, inclusive, o direito a ampla defesa, teria tomado conhecimento que os Guardas Municipais de Maceió, assim como tantos outros de Alagoas e do Brasil, têm incorporado ao salário uma gratificação de 100% intitulada Risco de Vida, conquista adquirida de forma gradativa e com muita luta ao longo dos anos e que está prevista na Lei nº 5.421/2004 (Estatuto do Guarda Municipal de Maceió).

Tanto essas conquistas quanto outras adquiridas simbolizam o quanto os Guardas Municipais de Maceió são unidos e centrados nas suas lutas por melhorias junto ao poder público municipal, de modo a não permitirem que gestores inescrupulosos e descompromissados com a segurança do patrimônio público e da população venham a promover a defasagem salarial da categoria.

Enxergamos que, ao invés do “nobre profissional” desperdiçar seu tempo se preocupando o quanto está recebendo um Guarda Municipal em Maceió, deveria se solidarizar aos demais profissionais da segurança pública alagoana – Policiais Civis, Militares, Agentes Penitenciários, e tantos outros servidores que se encontram passando penúrias, amargando o descaso e a falta de respeito do governo estadual com salários defasados, condições de trabalho precárias, e tantos outros problemas que o “nobre profissional” poderia denunciar contribuindo para que houvesse uma solução.

Diante desse lamentável episódio no qual ficou clara a intenção, não se sabe por qual interesse ou mesmo a mando de quem, de desqualificar os servidores da Guarda Municipal numa tentativa de querer passar uma imagem de que o salário recebido pela categoria vem sendo pago sob o manto de irregularidade o que não condiz com a história dessa categoria, assim sendo, fica aqui o nosso repúdio ao tempo em que nos solidarizamos aos companheiros que fazem a Guarda Municipal de Maceió.

Maceió/AL, 19 de setembro de 2013.
BLOG GMs NOTÍCIAL-AL    

5 comentários:

GM ISIDORO disse...

Mobilizar para conquista! Faz-se necessário que a classe trabalhadora acorde e reivindique maciçamente melhorias junto aos poderes constituídos, e nesse contexto, claro, se insere os companheiros profissionais da segurança pública. Nem os prefeitos e nem tão pouco os governos federal e estadual proporcionará melhoria salarial e condições de trabalho para o servidor se não houver pressão. Isso é fato consumado. Recente exemplo são os bancários e os servidores dos correios em greve, assim como os Guardas de Maceió que farão um justo e plausível protesto amanhã contra a terceirização de uma atribuição que é sua por lei, igualmente contra a imposição do militarismo desenfreado na Guarda de Maceió e no Brasil. Os caras quando na ativa repelem a atividade da Guarda quando vão para inatividade brigam pelo salário de R$ 17 mil de secretário municipal. Não é uma verdade. Turma não dar para ficar parado na ilusão de que os políticos governantes irão se sensibilizar pelo seu baixo salário ou por que você trabalha precariamente. Trata-se de uma utopia. O poder público, na sua maioria, como bém tem mostrado as ações da PF, estão sendo geridas por quadrilhas especializadas em roubar o dinheiro público. Os caras levam milhões e não estão nem aí com a educação falida, com o alto índice de violência e a criminalidade, com o desemprego, com o seu salário enquanto policial ou Guarda. É notório. Se os Guardas de Maceió estão bem salarialmente, não tenham dúvidas, foi fruto de um intenso processo de luta coletiva construído ao longo de anos, o qual envolveu desgaste, perseguições, persistência e, sobre tudo perseverança. Finalizo meu “singelo comentário” propondo aos Guardas Municipais, Policiais Civis e Militares, Agentes Penitenciários, Peritos Criminais, em fim, todos que se inserem na segurança pública: Porque não fazer uma grande mobilização a fim de discutir em uma assembleia unificada, feita no Estádio Rei Pelé, por exemplo, mudanças na política salarial dos profissionais da segurança pública? Só não venham me dizer que as máquinas estadual e municipal estão mergulhadas na pobreza e que não poderiam absolver uma proposta de transformação salarial para esses seguimentos. Pelo Amor de Deus!

Anônimo disse...

Acredito que se o “nobre profissional” fosse uma pessoa imparcial e mais responsável nos seus comentários, deveria publicar os altos salários dos atuais "nobres amigos coronéis" dele na guarda municipal de Maceió.

Anônimo disse...

Necessário se faz seja veiculada essa nota de repúdio ao que fora, de modo grosseiro e ofensivo os vencimentos dos guardas e, claro os seres humanos que são.
Por fim, espero ainda acertem na escolha do dirigente dessa secretaria pois, em nada o atual gestou contribui para a elevação da instituição.

Anônimo disse...


retificando

Anônimo Anônimo disse...

Necessário se faz seja veiculada em outros meios de comunicação essa nota de repúdio onde foram expostos salários e GMs, de modo grosseiro e ofensivo.
Por fim, espero ainda acertem na escolha do dirigente dessa secretaria pois, em nada o atual gestor contribui para a elevação da instituição

GM Foxtrot disse...

Se dizem que não fazemos nada e ganhamos mais do que os Policias federais, então vou trabalhar mais um pouquinho pra ganhar mais do que o Delegado