11 de outubro de 2013

SINDGUARDA-AL INCENTIVA PREFEITOS DO INTERIOR A BUSCAR VERBA FEDERAL



Através de ofício encaminhado ao Presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, na manhã desta sexta-feira (11), o Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas, Cleif Ricardo, pediu que a associação informasse aos prefeitos do interior que se encontra aberta as inscrições até o próximo dia 28 de outubro, junto ao Ministério da Justiça, para as prefeituras que tiverem interesse em propor a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), ações municipais de segurança.

Segundo o edital disponível no site do MJ, as propostas que forem bém elaboradas e atenderem aos requisitos exigidos poderão receber recursos para custeio de ações de estruturação física de Gabinetes de Gestão Integrada (GGI) Municipais, Secretarias de Segurança e das Guardas Municipais. O governo federal está disponibilizando R$ 28,8 milhões.

Segundo o presidente do SINDGUARDA-AL, Cleif Ricardo, trata-se de uma oportunidade que os prefeitos alagoanos não podem deixar passar.

“Temos Guardas Municipais em Alagoas que estão atuando em situação precária e vergonhosa, sob a justificativa de que não há recursos para capacitar, estruturar e prestar um melhor serviço de segurança preventiva a população”. Esclareceu o sindicalista.

Cleif destacou ainda que alguns prefeitos não expressaram interesse em buscar recurso federal para investir em segurança preventiva municipal pelo fato das prefeituras estarem com o nome incluso no Cadastro Único de Convenentes (CAUC), uma espécie de SPC das prefeituras com débito junto ao governo federal, melhor dizendo, trata-se de um sistema que permite ao Governo Federal acompanhar a dívida que cada prefeitura e cada governo estadual têm com a União. Quem estiver inadimplente não pode assinar convênios para receber recursos de programas federais ou de emendas parlamentares aprovadas no Orçamento Geral da União (OGU).
Fonte: GMs NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: