10 de novembro de 2013

GUARDAS MUNICIPAIS TREINAM COM ARCO E FLECHA EM VÁRZEA PAULISTA



TREINAMENTO APRIMORA CONCENTRAÇÃO E RACIOCÍNIO, DIZ ORGANIZADOR. CORPORAÇÃO JÁ PROMOVEU TORNEIO DA MODALIDADE.


Quem pratica defende: o arco e flecha é uma modalidade olímpica e estimula a concentração, disciplina e equilíbrio físico e mental. Mas em Várzea Paulista, no interior de São Paulo, o esporte virou caso da Guarda Civil Municipal. Isso porque todo o efetivo da GCM realiza agora treinamentos com o instrumento medieval.

Apesar do estranhamento que a prática possa causar entre os moradores da cidade com quase 110 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, o idealizador dos treinamentos garante que a arma não será usada nas ruas e defende a prática. "O esporte vai aprimorar o raciocínio, a coordenação motora, a visão periférica, além de envolver os guardas em uma atividade saudável", comenta Edson Barcaro, inspetor da Guarda Civil Municipal de Várzea Paulista.

Os guardas gostaram tanto da ideia que, de treinamentos, a iniciativa evoluiu para um torneio. No dia da entrevista ao G1, o guarda Wesley Franco de Azevedo ainda comemorava o pódio na primeira disputa da guarnição. Há 11 anos trabalhando na função, ele conta que só conhecia arco e flecha de nome. "Tem ajudado muito na minha postura e na minha disciplina. Apesar de ser um esporte bem caro e as competições serem muito distantes, eu pretendo lutar para virar atleta", adianta Azevedo.

A auxiliar de serviços gerais Adriana Lépori, responsável pela limpeza do prédio da guarda, é uma das mulheres que também gostaram do esporte. Ela treina junto com o efetivo da guarda sempre que está de folga. "A gente relaxa, aprende a ter autocontrole. É um momento de lazer e interação com os companheiros de trabalho. Vou levar essa prática pra frente", garante Adriana.
Segundo Edson, o treinamento é opcional e não traz custos para os cofres públicos. "Uma empresa do ramo de esportes tem cedido os equipamentos em forma de empréstimo. E alguns agentes aderiram tanto ao esporte que estão comprando seus próprios aparelhos e personalizando-os", conta.

Aos poucos, outros servidores públicos estão aderindo ao projeto, como agentes de trânsito e profissionais de comunicação.
Fonte: G1

Nenhum comentário: