27 de fevereiro de 2014

SINDGUARDA-AL DISCUTE MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO PARQUE MUNICIPAL DE MACEIÓ



Guardas Municipais de Maceió encarregados da segurança do Parque Municipal participaram de uma reunião, na manhã desta quinta-feira (27), com o presidente do SINDGUARDA-AL, Cleif Ricardo, na qual também se fizeram presentes o Diretor Operacional da SEMSC, Cel. PM Moacir Valdevino e o Coordenador do Parque, Fábio Palmeira. Na pauta da reunião os Guardas Municipais cobraram melhorias nas condições de trabalho.

No último dia 21 um grupo armado invadiu uma das instalações administrativa do Parque Municipal e anunciou um assaltou ao fiscal da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Joathas José, de 49 anos, que se encontrava na ocasião, após subtrair vários objetos de valor os marginais, de forma covarde, amarrou o fiscal, o espancou até desmaiar e em seguida o trancou em um pequeno quarto no qual o mesmo só veio a ser encontrado 15 horas mais tarde em estado gravíssimo devido a grande perda de sangue provocada pelas agressões. O mesmo permanece em estado grave no HGE.

No momento do assalto os Guardas Municipais que faziam a segurança da área se encontravam no interior do Parque a uma distância de 2 quilômetros de onde ocorreu o assalto, e mesmo que estivessem no local pouco poderiam fazer pelo fato de não portarem arma de fogo no exercício da profissão, uma vez que os meliantes se encontravam fortemente armados.

Preocupados e ao mesmo tempo indignados com o ocorrido os GMs reconheceram a inviabilidade de prestar um serviço de qualidade por falta de condições logísticas. “Queremos que os funcionários e a população se sintam seguros com a nossa presença aqui no Parque, desse jeito sem podermos garantir a nossa própria segurança é impossível revidarmos a investidas como essa que ocorreu”. Desabafou um dos GMs.

Os Guardas Municipais fazem a segurança do Parque desarmados, sem coletes balísticos, sem viaturas para se locomover, contam apenas com 2 rádios de comunicação e duas pistolas taser.

O Diretor Operacional da SEMSC, Cel. PM Valdevino, assegurou que nos próximos dias os GMs estarão recebendo coletes balísticos e novos uniformes. Informou ainda que os GMs passarão a usar como base de apoio as instalações situadas na entrada do Parque. Disse também que a escala de serviço, a partir de março, passará a ser de 12hs por 48hs, e que o Grupo de Apoio e Ação Operacional (GAAO) passará a patrulhar o parque como forma de apoio.

O Coordenador do Parque Municipal, Fábio Palmeira, assegurou aos GMs que levará as reivindicações ao Secretário Municipal de Proteção Ambiental, e que desde já iria providenciar a instalação de câmeras de monitoramento, ampliação do sistema de iluminação e a disponibilidade de um quadriciclo para facilitar o patrulhamento dos GMs no Parque. Fábio frisou que, por medidas de segurança, haverá mudanças nas regras que regem o acesso dos visitantes ao Parque Municipal.  

O Presidente do SINDGUARDA-AL propôs aos representantes do governo municipal a realização de uma reunião conjunta envolvendo a SEMPMA, SEMSC e o Sindicato para discutir a implementação de medidas urgentes que visem melhorar as condições de trabalho dos GMs e consequentemente garantir mais segurança aos funcionários e visitantes do Parque.

Nessa sexta-feira (28), o SINDGUARDA-AL estará encaminhando ofício ao Secretário Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania de Maceió, Cel. PM Edmilson Cavalcante, propondo essa reunião conjunta e apresentando a pauta de reivindicação dos GMs, na qual consta, além de outros pontos:

Disponibilidade de veículos para patrulhamento;
Instalação de câmeras de monitoramento;
Ampliação do sistema de iluminação;
Armamento, coletes balísticos e mais rádios de comunicação;
Aumento do efetivo;
Retorno da escala de 24hs por 72hs;
Confecção de uniforme apropriado para uso em área de mata;
Fornecimento de alimentação;
Realização de capacitação para uso da taser.
Fonte: SINDGUARDA-AL

Nenhum comentário: