18 de março de 2014

PGM SE POSICIONA SOBRE TEMPO PARA PROGRESSÃO POR MÉRITO



Finalmente os sindicatos que representam o funcionalismo municipal de Maceió tiveram acesso, na tarde desta terça-feira (18), numa reunião conjunta realizada na SEMARHP, ao Parecer emitido pela Procuradoria Geral da Prefeitura de Maceió, o qual trouxe à tona a orientação que o Secretário Municipal de Administração deverá seguir ao progredir os servidores municipais por mérito.

Como já se esperava os servidores terão que aguardar 2 anos quando chegarem no último padrão para poder progredir para o padrão da próxima classe ao invés de 1 ano como vinha sendo executado anteriormente pela administração. Esse foi o entendimento do Procurador Chefe Administrativo, Vital Jorge, que reafirmou seu posicionamento para os sindicalistas presentes na tarde de hoje: “... a mudança de padrão, nos casos de progressão por mérito, exige o cumprimento do requisito legal de 02 (dois) ano para fins de reposicionamento no padrão seguinte”.

De forma unânime os sindicalistas contestaram, é claro, a posição do procurador e se ampararam e outros pareceres emitidos por procuradores da própria PGM que mantiveram o entendimento de que deve prevalecer 1 ano quando o servidor chegar no último padrão. Após intensa discussão o protesto dos sindicalistas parece ter valido apenas e os sindicatos irão participar, já na próxima semana, de uma nova rodada de discussão com os procuradores na tentativa de reverte a posição. Caso se chegue a um entendimento favorável aos servidores o caso não será levado ao judiciário pelos sindicatos.

Quanto ao tempo para progressão nas classes por titulação o procurador manteve o interstício de 1 ano conforme assim determina a Lei 4.974/2000 (Plano de Cargos e Carreira dos Servidores Municipais).

O Blog GM NOTÍCIA-AL irá acompanhar de perto o desenrolar dessa discussão e publicará em primeira mão qualquer informação sobre esse impasse.
Fonte: GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: