19 de agosto de 2014

GREVE: RUI PALMEIRA LAMENTA SITUAÇÃO E AFIRMA NÃO HAVER RECURSOS PARA ATENDER SERVIDORES



O PREFEITO DE MACEIÓ CONCEDEU ENTREVISTA AO PROGRAMA BLOG DO VILAR E TRATOU DE DIVERSOS ASSUNTOS
Por Milena Monteiro-Colaboradora



O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), declarou não haver recursos suficientes para atender às reivindicações dos Servidores Públicos, que sustentam ameaça de greve para próxima quinta-feira (21). Palmeira concedeu entrevista ao jornalista e blogueiro, Luis Vilar, nesta terça-feira (19), durante o programa Blog do Vilar.

A greve dos Servidores ligados ao Sindspref, Sindsaúde, Fetam, Sindacs e Sindguarda  foi anunciada na última segunda-feira (18) e até então a prefeitura ainda não havia se posicionado sobre o assunto, afirmando apenas, que a iria tomar as medidas necessárias. Durante a entrevista, o prefeito chegou a lamentar a situação e atribuiu o problema à falta de verba. Afirmando ainda, que está fazendo o possível para atender a categoria.

“Estamos passando por uma das maiores crises financeiras. O Brasil caminha para a recessão e isso acaba refletindo nos municípios. Só em Julho, Maceió perdeu R$ 20 mi em pagamento de dívidas passadas. Gostaria de atender as reivindicações, mas o município não tem condições. Até o momento, nós conseguimos atender ao reajuste de 7% para todos os servidores” Declarou palmeira.

Já com relação à guarda Municipal, o prefeito garantiu que estão havendo melhorias estruturais e trata os conflitos como consequência natural das mudanças.  “Nós estamos reestruturando a guarda municipal, estamos reagrupando. O estranhamento surge quando interferimos na escala de horário.”

A Prefeitura determinou uma carga horária de seis horas de trabalho por dia, proposta pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc). Com isso, os guardas teriam um dia de folga por semana, resultando em 36 horas semanais, quatro horas a menos que a carga de 40 horas semanais exigida por lei. A categoria pede pela permanência da antiga escala que consiste em 12 horas de trabalho por dia, com 36 horas de folga semanal.

Sidney Lopes, presidente do Sindicato dos Servidores de Maceió, justificou que o município não cumpriu o acordo feito com a categoria e, em consequência disso, os trabalhadores decidiram pela greve.

“A greve foi marcada devido ao descumprimento, por parte do Município, de parte do acordo salarial firmado em novembro do ano passado. A outra parte do compromisso, a aplicação de 5% de progressão que beneficiaria cerca de 3.500 servidores, não foi cumprida. É por essa e outras razões que decidimos pela greve”, concluiu o sindicalista.

O Blog do Vilar é transmitido sempre às terças-feiras, pelo Portal Cadaminuto e no próximo programa contará coma presença do Governador do Alagoas, Teotônio Vilela Filho.
Fonte: CadaMinuto

 

Nenhum comentário: