28 de novembro de 2014

GMs DE SANTO ANDRÉ-SP PÕE EM PRÁTICA TÉCNICAS DE GERENCIAMENTO DE CRISE



Um ônibus e passageiros como reféns e um veículo com armas e drogas é parado durante um comando executado por guardas municipais. O treinamento realizado pela Guarda Civil Municipal de Santo André colocou em prática o curso de uma semana de especialização em gerenciamento de crise.
 
Foram cerca de 50 pessoas na organização do processo, sendo 16 alunos e 17 passageiros figurantes. Os três bandidos abordaram o ônibus e fizeram os passageiros reféns. Os alunos da GCM ficaram responsáveis pela organização.

O major e comandante da GCM, Edson Oliveira, afirma que trouxe sua própria experiência da Polícia Militar, com cursos e especialização de guardas. "O processo de cursos é uma integração entre as guardas da região. Sempre fazemos reunião entre os comandantes e disponibilizamos vagas para outras cidades", afirma.

Para o secretário de Segurança Pública Urbana e Trânsito, José Luiz Navarro, a experiência do major foi essencial para o desenvolvimento especializado da guarda de Santo André. "Pela experiência do major Edson, Santo André conseguiu alcançar o status de exemplo para as policias da região. Ele traz as experiências da Polícia Militar", afirma.

Navarro acredita que os treinamentos são função de extrema importância. "As pessoas só se sentem seguranças com os profissionais seguros do que estão fazendo, e a única maneira de fazer isso é através de treinamentos", explica. Também diz que as guardas, atualmente, estão focadas no policiamento preventivo. "Segurança só se faz com polícia na rua", diz.

Navarro afirma que a troca de informações e a integração são essenciais para o bom funcionamento da segurança na região. Segundo o secretário, a ideia do treinamento é conter a crise. "Existem tropas especializadas para negociação, mas a guarda municipal tem que estar preparado para segurar a situação até a chegada de reforço", ressalta.

Ao comentar as estatísticas criminais do mês de outubro no município de Santo André, o secretário afirmou que o número de roubos é índice que preocupa. Segundo os números, em comparação com o ano passado, Santo André registrou quase 60% a mais de roubos. Foram 480 casos em outubro de 2013 e 762 no último mês. "Roubo é o crime que tem de ser combatido, com polícia na rua, com operações. As Polícias Militar e Civil têm feito ações e tem chamado a nossa guarda municipal para participar", afirma. Outra solução citada pelo secretário é a iluminação. "Banho de luz é uma saída. Escuridão causa insegurança e cria oportunidades para os delinquentes", explica.  
Fonte: Reporte Diário (RD)

Nenhum comentário: