28 de janeiro de 2015

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL DIZ QUE RETIRADA DOS CAMELÔS DO CENTRO FICARÁ A CARGO DA GUARDA MUNICIPAL



Operação conjunta, GM e PM no Centro de Maceió.

Através de uma nota divulgada nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Estado de Defesa Social informou que a Polícia Militar não irá participar das ações de desocupação dos feirantes e camelôs que indevidamente ocupam a ruas do Centro.

Segundo a nota essa atribuição seria de competência da Guarda Municipal de Maceió que dispõe hoje, segundo a SEDRES, de efetivo suficiente e pessoal qualificado para cumprir essa missão.

A nota esclarece ainda que o contingente de policiais militares será designado a cumprir suas atribuições mantendo o policiamento ostensivo nos municípios alagoanos.

Trocando por miúdos, a Secretaria de Estado de Defesa Social deve ter percebido que já passou da hora de a Prefeitura de Maceió deixar de se escorar na Polícia Militar para resolver seus problemas internos de segurança assumindo, de uma vez por toda, a sua parcela de responsabilidade com a segurança dos maceioenses. Providenciar o aumentando do efetivo da Guarda Municipal, a capacitação dos GMs, disponibilizar a estrutura logística para o desempenho da profissão, já representaria o primeiro passo para que a Guarda assumisse seu papel frente ao combate da violência e da criminalidade em Maceió.

A nota acabou revelando o desconhecimento, por parte da SEDRES, da real situação de contingente vivenciado hoje pela Guarda Municipal, igualmente a deficiência logística que impede o emprego dos GMs em operações de desocupação, já que seria preciso equipá-los com capacetes, escudos, coletes, armamento não letal, e todos aqueles acessórios indispensáveis para a execução desse tipo de operação.

A foto acima mostra uma atuação conjunta entre GMs e PMs numa outra operação de retirada de camelôs e feirantes do Centro na qual fica evidenciada a disparidade no tocante ao uso de equipamentos de proteção de um PM para o GM.


O BLOG GM NOTÍCIA-AL abordou, por telefone, o presidente do SINDGUARDA-AL, Cleif Ricardo sobre o assunto, o qual disse ter enxergado essa decisão da SEDRES como sendo um puxão de orelha no prefeito de Maceió, Rui Palmeira, que até então parecia não ter percebido que tem sob o seu comando uma Guarda Municipal para resolver os problemas internos de segurança, e como tal carece de investimentos para prestar um serviço de qualidade à população. O sindicalista lembrou ainda que a Constituição é clara ao destacar que, “a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”, ou seja, responsabilidade essa que também é atribuída às prefeituras. Cleif disse também que o prefeito deveria aproveitar esse momento para botar a Guarda Municipal no seu lugar assumindo de uma vez por todas o seu papel preventivo na segurança pública.     
 
Para o Presidente da Aliança Comercial que há poucos dias havia declarado que os GMs ganhavam bem e não gostavam de trabalhar, agora parece que o mesmo terá que engolir os Guardas fazendo a sua segurança.
GM NOTÍCIA-AL

Um comentário:

Anônimo disse...

O prefeito ruim palmeira se preocupa em diminuir salários de funcionários no entanto esquece de equipar a Gcm para ter uma função operacional na capital.