31 de janeiro de 2015

SEMSC FAZ PLANEJAMENTO DO GUARDA FAZ ESCOLA PARA 2015



A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc) já realizou o planejamento das ações do Guarda faz Escola para este ano. De março a novembro de 2015, o projeto vai estimular e favorecer a discussão sobre cidadania, direitos humanos, cultura da paz, saúde, ecologia e outros temas transversais através de atividades lúdicas, educativas, esportivas e culturais.

O Guarda faz Escola é voltado a crianças, jovens e adolescentes da rede municipal de ensino que estejam inseridas em bairros com altos índices de violência. Foram pré-selecionadas as Escolas Eulina Alencar, Brandão Lima, Silvestre Péricles, Ranilson França e Claudinete Batista.

Segundo Jackson Pinto, coordenador do Guarda faz Escola, a iniciativa faz com que os estudantes tenham interesse pela prática da leitura. Ele disse ainda  que o projeto conta com a participação de outros órgãos municipais. “Em 2015, manteremos o cronograma de execução nas quartas-feiras, nos turnos matutino e vespertino”, explicou.

A metodologia de formação é aplicada ao considerar conhecimento prévio dos alunos sobre os conteúdos que serão trabalhados,  planejamento e desenvolvimento de situações didáticas acerca das temáticas desenvolvidas, organização e sistematização das informações abordadas, supervisão do projeto nas escolas e socialização das atividades.

O projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e uma participação integrada de professores, alunos, Guarda Municipal e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Os recursos da iniciativa são provenientes do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e de um convênio firmado entre o município e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Em 2014, o Guarda faz Escola atendeu 2.625 estudantes nas Escolas municipais Pompeu Sarmento, Silvestre Péricles, Paulo Bandeira, Selma Bandeira, Arnon de Mello, Lenilto Alves e Brandão Lima.
Fonte: Secom Maceió

Nenhum comentário: