5 de fevereiro de 2015

SECRETÁRIO ALFREDO GASPAR COBRA MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS GUARDAS MUNICIPAIS NA SEGURANÇA PÚBLICA

COBRANÇA OCORREU NUMA COLETIVA AO DIVULGAR REDUÇÃO DOS NÚMEROS DE HOMICÍDIOS EM ALAGOAS

Foto de Milena Monteiro.
Mais uma vez o Secretário de Estado de Defesa Social e Ressocialização (SADRES), Alfredo Gaspar, ao conceder entrevista coletiva nessa quinta-feira (5), conforme veiculou o site Cada Minuto, cobrou maior participação dos municípios na segurança pública: a responsabilidade tem que ser dividida com os municípios também. A Guarda Municipal tem que executar o trabalho em parceria. Hoje a PM desempenha o papel da GM em vários pontos de Maceió e de cidades do interior”. Concluiu o Secretário.

Parece-nos que de forma gradativa o secretário Alfredo Gaspar vem descobrindo o quanto os prefeitos alagoanos, salvo raríssimas exceções, tem se mantido descompromissados com a segurança pública em Alagoas, a começar pela capital Maceió, aonde o mesmo chegou a publicar nota, no último dia 28 de janeiro, dizendo que os PMs não iriam participar da retirada dos camelôs do Centro dado ao fato de a Prefeitura dispor de GMs suficientes e capacitados para tal missão.

Diante dessa situação e do ponto de vista legal, estaria a PM usurpando a atividade profissional dos Guardas Municipais em Alagoas? Se essa situação ocorresse inversamente a PM permitiria tamanha ilegalidade? Será que o prefeito Rui Palmeira ainda não percebeu que já passou da hora de a prefeitura contribuir mais efetivamente na segurança dos maceioenses? Até quando o secretário da SEDRES permanecerá cobrando maior participação das Guardas no combate a violência e a criminalidade?  

Lamentavelmente na cabeça de muitos prefeitos segurança pública ainda é responsabilidade e atribuição exclusiva do governo estadual, e por se tratar de uma política não assistencialista, ou seja, por não render votos, a grande maioria dos prefeitos acaba equivocadamente tratando esse tema em segundo plano, e o resultado é esse que assistimos no cotidiano dos municípios, o aumento da violência e da criminalidade. Transforme esse tema no debate, participe postando a sua opinião.
GM NOTÍCIA-AL    


3 comentários:

GM Fox Maceió disse...

Maior participação por parte dos Chefes dos poderes, principalmente do executivo, que ao invés de proporcionar melhores condições de trabalho, investir em capacitação e equipamentos, resolver os problemas relacionados aos cursos de formação pela SENASP e na identificação oficial com seus respectivos porte de arma etc. Preferem trabalhar contra os Integrantes desta Instituição que muito têm a contribuir para inibir ou porquê não combater em parceria a violência que assola todo Estado de Alagoas, principalmente a Capital Maceió. falta coragem, compromisso e determinação de todos os Entes dos Poderes e da Justiça Alagoana.

Anônimo disse...

É verdade o que o companheiro vem frisando, falta desinteresse das autoridades competente, não só na Capital como também no interior. Passei na GM de Palmeira dos Índios já faz dois anos prorrogado por igual período, mas até o momento o excelentíssimo Prefeito daquela cidade Senhor James Ribeiro ainda não demostrou nenhum interesse em nós convocar.

Anônimo disse...

Mentira ,ele veio a murici tomou as armas dos gms registradas e ainda prendeu os mesmos inclusive o comandante .agora vem com essa balela.