19 de março de 2015

SMCCU DIZ DEPENDER DO FIM DA GREVE DOS GUARDAS MUNICIPAIS PARA RETIRAR AMBULANTES DO CENTRO


Foto da última operação conjunta - Guarda e Bope - no Centro,
revela falta de proteção individual dos GMs. 
De acordo com a matéria veiculada no G1 ALAGOAS nesta quinta-feira (19), a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano de Maceió (SMCCU), teria informado através de nota, que só iria dar início ao reordenamento do Centro para desobstruir o Calçadão do Comércio – retirar os ambulantes - quando os Servidores da Guarda Municipal retomassem as atividades já que a categoria se encontra em greve.
 
Vale lembrar que, no final de janeiro desse ano, em umas das tentativas da prefeitura de retirar os ambulantes do Centro, a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDRES), freou o emprego da Polícia Militar na operação alegando que a prefeitura contava com Guardas Municipais suficientes e qualificados para executar a operação.
 
O fato é: Teria os Guardas Municipais de Maceió estrutura logística necessária para atuar numa operação desse porte, já que seria indispensável à utilização de equipamentos de segurança individual? Quem será responsabilizado caso um desses GMs venha a se ferir na operação já que deverão atuar com a cara e com a coragem? Caberia ao SINDGUARDA-AL se antecipar a fazer uma intervenção no sentido de que os GMs só atuassem após disporem de equipamentos de segurança? Ficam aí essas observações para reflexão dos envolvidos.
 
O fato positivo dessa polêmica é que a prefeitura parece estar percebendo que tem uma força de segurança que como tal necessita estar equipada e qualificada para atuar quando houver necessidade.
GM NOTÍCIA-AL

Um comentário:

GM Fox disse...

Essa foto da última Operação de retirada dos Ambulantes demostra a falta de condições de trabalho por parte dos GMs, enquanto o BOPE que é um Batalhão de Operações acostumado a lhe dar com distúrbios e estão totalmente equipados, os Guardas Municipais estão sem os Equipamentos necessários para o tipo de trabalho e ainda por cima servem de Escudo Humanos para os Policiais do BOPE.