26 de março de 2015

VEREADORES COBRARAM CAPACITAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO PARA OS GUARDAS MUNICIPAIS DE MACEIÓ


GUARDA MUNICIPAL

 
Em sessão plenária ocorrida na quarta-feira (25), o vereador Wilson Jr (PDT), relatou o crescimento dos casos de violência com a explosão de mais um caixa eletrônico, desta vez, a unidade instalada na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Cambona. O caso foi registrado durante o final de semana e, de acordo com o parlamentar, o guarda municipal que estava de serviço só não foi uma vítima fatal dos bandidos fortemente armados porque não reagiu. “Como nossos guardas municipais não usam armas de fogo, facilmente, ele seria assassinado se reagisse”, disse ele.

As declarações de Wilson Jr. provocaram apartes dos demais parlamentares, que cobraram uma melhor capacitação e aquisição de equipamentos para a Guarda Municipal. Para o vereador Dudu Ronalsa (PSDB), é preciso agilizar o quanto antes o uso de armas de fogo pelos servidores do órgão. “Essa discussão se arrasta há muito tempo sem que haja uma resposta efetiva à questão. Diante do aumento da violência urbana, não há como não dispor de guardas municipais armados”, declarou.
 
Já o vereador Cleber Costa (PT) ressaltou que é preciso antes das armas, qualificar melhor os integrantes da corporação, inclusive, realizando exames psicotécnicos, que atestem a capacidade de cada guarda em atuar armado.

O vereador Chico Filho (PP) lembrou que quase 200 guardas municipais já receberam o devido treinamento e que essa quantidade deve aumentar nos próximos meses e lembrou que apesar disso, é preciso haver um entendimento para que a Polícia Federal conceda os portes de armas necessários para a devida atuação dos profissionais.
Fonte: Comunicação Câmara

2 comentários:

GM Fox disse...

Eu acho que os Gestores, Secretários, Diretores e Políticos estão, é que estão precisando de Qualificação/capacitação para assumirem os Cargos Públicos, já que demostram que são Desinformados quanto as Guardas Municipais X Lei 10.826 Fiam de Blá Blá Blá e nada resolvem. Prova disso são os Secretários que já assumiram a Guarda Municipal de Maceió, dentre eles estão Advogados, Coroneis da PM, Delegados da Polícia Civil e até da Federal e demais Oficiais. Na Câmara de Maceió temos Delegado da Polícia Civil, Advogados, Coronel PM etc. que provavelmente não se interessa pela Causa. Na Verdade, só falta assumir a Guarda Municipal de Maceió um General do Exército porquê tantos por lá já passaram e nada trouxeram para ajudar nem muito menos contribuir, aliás tá Pior do era antes, só atraso.
Os Guardas Municipais de Maceió não todos é claro, mais a grande maioria fizeram tantos Curso de Formação/Qualificação/Capacitação que talvez nem os próprios militares fizeram, como por exemplo Curso no Corpo de Bombeiros Militar, BOPE, Polícia Mílitar, APOCAL - Academia de Polícia Civil e até mesmo nas dependências do E.B, fora os cursos de curta duração, ahh, além do Curso que atende a Grade Oficial da SENASP para Formação de Guardas Municipais.
Será que é preciso Capacitar-se fora do Estado pra ser valorizado, então vamos fazer Curso no BOPE-Batalhão de Operações Especiais do Rio de janeiro, na ROTA-Ronda Ostensiva Tobias Aguiar de São paulo ou no GARRA da Polícia Civil do Rio de janeiro.
Fazer parte da ONU e viajar para os países em Conflitos.

Anônimo disse...

Na verdade, o que se vê é uma VONTADE IMENSA DE MOSTRAR À SOCIEDADE, que Nossa GM, não serve para nada no município, quando trabalhamos nas secretarias observamos isso com muita clareza. Em todo tempo em que estou atuando na GM/Maceió-Al, os diretores que estiveram ou estão no comando, só apresentam hipocresia em defesa da GM, que paga um sálario excelente para eles. Só espero um milagre, nisso tudo: Que a Nossa Gloriosa GM Maceioense tenha um Comando Próprio (Por Diretor, que tenha Compromisso e Respeito com a Instituição).AS GMs do Brasil progridem, a GM/Maceió-Al regride, mas não é por despreparo dos GMs, é por uma direção, que só está ai pelo gordo sálario que recebem.