17 de abril de 2015

A BANDA SE FOI E OS CABOS ELEITORAIS FICARAM


Tudo começou em meados de 2009 quando várias prefeituras do Brasil criavam Bandas de Música no âmbito de suas Guardas Municipais. Em Maceió esse processo ocorreu de forma espontânea, no qual foram agrupando-se GMs que detinham formação e conhecimento musical até que então nasceu a Banda de Música da Guarda Municipal de Maceió.

Não demorou muito e nos anos seguintes a Banda já abrilhantava aberturas de eventos, atos solenes oficiais da prefeitura, festividades sociais, e é claro, o desfile de 7 de setembro, no qual chegou a ser aplaudida de pé pela população por vários anos consecutivo.

Sem ainda ter registro de nascimento, os integrantes da Banda de Música, conjuntamente com as entidades representativas da categoria, travou intensa luta para que a Banda fosse regularizada, e no dia 23 de dezembro de 2004, com advento da aprovação do Estatuto do Guarda Municipal (Lei nº 5.421-2004), finalmente a Banda passa a existir de fato e de direito, foi um marco, uma conquista comemorada por todos.

Nos anos seguintes, com a qualidade da prestação de serviço da Guarda Municipal entrando em declínio devido à falta de concurso público e consequente aumento de postos de trabalho, a Banda de Música começou a agonizar. Há essa altura, desestimulados e sem apoio, os GMs músicos já não conseguiam mais conciliar a dura jornada de trabalho com os ensaios.

Como já era de se esperar, o comando da Guarda Municipal, composto por militares, cabos eleitorais obstinados, não hesitaram em ficar ao lado do cumprimento do dever. Desfizeram a banda de música e relocaram os seus integrantes numa tentativa de atender ao reclame de seguimentos do próprio governo que a época exigia reforço de efetivo para guarnecer prédios públicos. Com essa medida drástica os militares passaram a contar com reforço na escala, se livraram de críticas e cobranças e consequentemente se mantiveram na zona de conforto. Mais uma vez os ideais de crescimento da instituição Guarda Municipal foi atropelado.

Esse breve relato sobre os poucos anos de vida em que teve a nossa saudosa Banda de Música que tão bem nos representou quando em vida, serve inicialmente como homenagem aos companheiros que tanto se esforçaram para que aquele projeto se transformasse em realidade, e depois para refletirmos o quanto deixamos de crescer enquanto profissionais de segurança por conta da presença descomprometida de cabos eleitorais a frente da Guarda Municipal.
OBS.: Texto passivo a mudanças mediante contribuição de informações sobre a história da Banda de Música. Enviar para: gmnoticiaal@gmail.com
GM NOTÍCIAL-AL  

Nenhum comentário: