10 de abril de 2015

GUARDAS MUNICIPAIS DE MACEIÓ COBRAM PROGRESSÃO FUNCIONAL POR TITULAÇÃO DA PREFEITURA


Uma grande parcela de Guardas Municipais de Maceió está na bronca com a prefeitura. Os GMs acusam a administração municipal de não executar os processos administrativos com pedido para progressão funcional por titulação dentro do prazo de 90 dias, conforme prever a lei. O Plano de Cargos e Carreira da categoria dar direito de mudarem de classe na tabela salarial por terem adquirido escolaridade superior a da exigida para o ingresso na carreira.

Segundo reclamação encaminhada por um grupo de Guardas ao BLOG GM NOTÍCIAL-AL, a categoria estaria sendo lesada e acumulado prejuízo pelo atraso na execução dessas progressões, demora essa que em alguns casos o pedido já tramita há mais de 3 anos no âmbito da administração municipal. A morosidade da prefeitura já teria levado, inclusive, alguns GMs a recorrer ao judiciário numa tentativa de terem seus diretos respeitados. A demora na execução dessas progressões também estaria encurtando o prazo de contagem para que os GMs pleiteasse outros benefícios também previstos no Plano de Cargos da categoria. 

Os GMs acusam a prefeitura de está empurrando essas progressões com a barriga estrategicamente já que poderiam liberar ao menos 3 processos por secretaria mensalmente. Eles dizem acreditar que essa demora seja mais uma manobra da prefeitura que visa priorizar recursos em investimentos públicos que resultem em maior visibilidade para a população já que a administração, conforme tem veiculado a imprensa alagoana, estar buscando meios de concretizar grandes obras na capital.

Os GMs explicaram que essa reivindicação consta, mais uma vez, na pauta de negociação salarial que vem sendo discutida junto à prefeitura de Maceió pelo o sindicato da categoria, SINDGUARDA-AL, no entanto, afirmaram não estarem muito otimistas já que essa mesma reivindicação vem sendo empurrada pela prefeitura desde o primeiro ano de gestão do prefeito Rui Palmeira, ou seja, desde 2013. Segundo os GMs ao longo desse período houve avanço apenas nas progressões por mérito, aquelas de ocorrem a cada dois anos mediante avaliação de desempenho funcional.
GM NOTÍCIAL-AL


Nenhum comentário: