15 de maio de 2015

RUI PALMEIRA OFERECE APENAS 2.16% DE REAJUSTE AOS GUARDAS MUNICIPAIS

PRESIDENTE DO SINDGUARDA-AL DESTACA QUE ESSE FOI O MENOR PERCENTUAL OFERECIDO NA HISTÓRIA DA GUARDA MUNICIPAL


De acordo com informações de sindicalistas, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, numa reunião com os sindicatos que representam o funcionalismo municipal, realizada no seu gabinete, nesta sexta-feira (15), surpreendeu a todos ao anunciar que só será possível concede apenas 2.16% de reajuste.

Se a proposta pegou de surpresa os sindicalistas que se encontravam na reunião de hoje, imaginem a reação dos servidores públicos que pacientemente aguardaram, desde janeiro, o posicionamento oficial do prefeito quanto ao percentual de reajuste. Sem sombras de dúvidas o termo “frustração”, pelo menos nesse primeiro momento, parece ser o apropriado a ser empregado diante de tanta falta de respeito e descaso para com os servidores municipais.

Mais perplexos ainda deverão ficar aqueles servidores que se encontram com pedido de progressão por titulação parado há anos na administração municipal e que a partir desse anúncio do prefeito não saberão mais quando irão progredir na tabela salarial, mesmo se tratando de um direito previsto em lei.

Aos sindicatos restará o grande desafio de como propor aos servidores medidas para desatar esse nó, já que de um lado aparece à prefeitura dizendo que não há dinheiro e que se encontra no limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal, e, do outro lado, eis que surge o judiciário com o discurso – decisão – de que não se pode fazer greve em detrimento da manutenção dos serviços que devem ser assegurados a população.

Na próxima segunda-feira (18), os sindicatos deverão se reunir com a Central Única dos Trabalhadores (CUT-AL), para analisar a proposta do governo municipal e definir o dia, hora e local para realização de uma assembleia geral unificada.

No final da tarde de hoje o presidente do SINDGUARDA-AL, Carlos Pisca, divulgou um áudio no whatsapp, para um grupo de Guardas Municipais, classificando a proposta de reajuste apresentada pelo governo municipal como sendo um ato de “cara de pau”. Pisca informou também que a diretoria do sindicato irá se reunir na segunda-feira para analisar quais medidas serão tomadas. Esclareceu ainda que o governo usou o acúmulo do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), dos últimos três anos, para calcular o percentual de reajuste oferecido. Finalizando, Pisca fez uma convocação aqueles Guardas Municipais que comumente não participam das lutas por melhorias a comparecerem a assembleia da categoria que será convocada nos próximos dias.  

Vale lembrar que, o Guarda Municipal, assim como os demais servidores, sob hipótese alguma, podem abdicar da sua luta por melhores condições de vida e trabalho, não podem dormir no ponto e nem tão pouco se acomodar, devem manter a tradição de continuar fortes e unidos lutando por melhores dias.
GM NOTÍCIA-AL

Um comentário:

sergio nascimento disse...

Realmente é um abuso administrativo do prefeito Rui Palmeira que parece não ter compromisso algum com as famílias que dependem dos servidores municipais para se manterem vivas.que bom seria se ele aplicasse essa regra aos partidos que dividem os cargos comissionados que brigam entre si por assegurar seus quinhões. Gm sergio.