8 de junho de 2015

GMs DE MACEIÓ SE DIZEM INSATISFEITOS COM A RELAÇÃO DE TRABALHO ENVOLVENDO INSPETORES E SUBINSPETORES


Guardas Municipais de Maceió enviaram e-mails ao GM NOTÍCIA-AL e se disseram estar insatisfeitos com a forma de como alguns Inspetores e Subinspetores se relacionam com eles no desempenho da profissão. Na visão de alguns GMs o quadro de superiores da instituição precisaria urgentemente passar por um rigoroso curso focado em questões de ética, chefia e liderança, visando aprimorar os conhecimentos para melhor coordenar e gerenciar as equipes em operações, nos postos de trabalho e em situações de crise, além de aprender a promover a integração dos GMs no cotidiano.

Um dos GMs relatou que uma parcela dos Inspetores e Subinspetores comanda sem autonomia e que são subservientes a ordens absurdas impostas pela SEMSC. O fato de fazerem vista grossa para as condições precárias de trabalho na qual muitas vezes são submetidos os GMs, e ainda cobrar a permanência deles nesses postos, seria uma das razões para tamanha insatisfação.  

Outro Guarda defendeu que os superiores, independente da ordem recebida, deveriam fazer uso do bom senso ao se deparar com situações impróprias de trabalho, procurando antes dialogar com seus comandados, escutando suas opiniões, estudando conjuntamente uma melhor forma de cumprir aquela determinação sem, submissão, imposição, autoritarismo e constrangimentos.

Uma Guarda Municipal destacou que estaria faltando profissionalismo aos comandantes. Segundo ela muitos companheiros de trabalho estariam passando por problemas relacionados o uso de drogas e bebida alcoólica, de modo que, muitos deles, com tratamento em andamento, estariam se sentindo desassistidos pela instituição e inseguros para trabalhar sozinhos temendo ter uma recaída no vício, no entanto, alguns superiores estariam ignorando essa situação e botando esses GMs para guarnecer prédios municipais desacompanhados.

Demonstrando preocupação com essa situação, a GM defendeu que a SEMSC, juntamente com as entidades representativas, deveria criar um programa de apoio para esses servidores, disponibilizando assistência psicológica e acompanhamento por um assistente social, profissionais que integram o quadro efetivo da Guarda Municipal e que poderiam ser aproveitados para realizar esse tipo de trabalho. Destacou.      
GM NOTÍCIA-AL

3 comentários:

Anônimo disse...

O grande problema da Guarda Municipal hoje não é somente a falta de autonomia e, ou de até mesmo o fato de inspetores e subinspetores não estarem exercendo a sua autoridade dentro da instituição no tocante ao ato de observar e ou supervisionar a locação adequada de pessoal, para se evitar as práticas absurdas relativas a operacionalidade, a qual tem sido efetivada sem planejamento e ou condições básicas que possam dar suporte e garantia no que consiste aos instrumentos de trabalho, os quais são a estrutura e fundamento logístico e prático para os GMS(Inspetores,Subinspetores e Guardas) em geral no desempenho de suas funções. É muito fácil apontar um culpado em meio a tantas problemáticas as quais a nossa instituição enfrenta, principalmente quando todos nós fazemos parte dela, e portanto, temos todos, a nossa parte em culpa e também na busca de soluções.

GM Fox disse...

Na minha visão essas práticas não são exclusivas do Inspetores e Subinspetores, isso vai muito além, chegando a envolver os próprios Secretários, Diretores, Coordenadores e principalmente a quem deveria dar todo o suporte necessário, respeito a toda nossa categoria, condições mínimas de trabalho e qualidade de vida aos integrantes da Instituição Guarda Municipal que óbvio é O Prefeito de Maceió, infelizmente parte dai toda a falta de respeito a todos que fazem a instituição.
O Restante são consequência de tudo o que é absorvido dessa gestão incompetente e sem compromisso algum com a categoria.

Anônimo disse...

Esses GMs que estão enviando email reclamando devem ser aqueles inspetores de boca que naquele tempo não tinha coragem de dá um bom dia para o companheiro, e beneficiava uns e outros não. Os inspetores concursados não se integram aos GMs como deveriam, mas pelo menos não andam perseguindo e humilhando.