13 de julho de 2015

PREFEITURA DE MACEIÓ ENTREGA 10 VIATURAS A GUARDA MUNICIPAL


GMs DISSERAM ATRAVÉS DE E-MAILS ENCAMINHADOS AO GM NOTÍCIA–AL, QUE SOLENIDADE NÃO PASSOU DE MARKETING POLÍTICO DO PREFEITO

Com a imagem desgastada perante os maceioenses por não ter feito uma boa gestão ao longo dos dois anos e cinco meses de governo, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, parece não estar desperdiçando oportunidades para resgatar a imagem de bom gestor, e na manhã desta segunda-feira (13), no cenário montado no bairro de Jaraguá, não hesitou em botar em prática o seu marketing político ao realizar a entrega, a Guarda Municipal, de 9 viaturas e um micro-ônibus alugados. O prefeito justificou o aluguel dos veículos dizendo não haver recursos disponíveis para que fossem comprados.

Logo após a solenidade, no final da manhã, o BLOG GM NOTÍCIA-AL recebeu inúmeros e-mails de Guardas Municipais dizendo que teriam sido convocados para essa solenidade com o claro objetivo de serem usados como manequins para abrilhantar o que seria uma campanha marqueteira do prefeito com vistas nas eleições de 2016. No evento desta manhã estavam presentes GMs do GAAO e do Grupamento Bike Patrulha.

Apesar da insatisfação de alguns Guardas Municipais o evento também trouxe uma boa notícia para a categoria, a de que a regularização do porte de arma de fogo deverá ser concretizada até o final desse ano, conforme assim anunciou o próprio prefeito ao discursar durante a solenidade.

“... conversava aqui com a Mônica que desde 2013 lutamos pela posse de arma de fogo para nossa Guarda que entendemos a necessidade, primeiro do ponto de vista da segurança desses homens e mulheres que não podem ir pra rua em alguns pontos de Maceió desarmados, é um risco a própria vida deles, e em segundo lugar pra que a Guarda seja mais efetiva no apoio as forças policiais no combate a violência...”.

“... nos próximos dias, se Deus quiser, estaremos assinando o convênio com a Polícia Federal, autorização para que a nossa Guarda tenha o porte de arma e possamos fazer a capacitação e dotar, se Deus quiser, até o final do ano, nossa Guarda finalmente no porte de arma de fogo...”. Finalizou.

Para alguns Guardas Municipais o anúncio da regularização do uso da arma de fogo até o final do ano não teria sido suficiente para preencher as lagunas existentes na instituição. O prefeito poderia, por exemplo, ter anunciado também a criação de um Centro de Formação, órgão que será indispensável para manter o porte de arma atualizado. Igualmente, poderia ter previsto a implantação de um Plano de Cargos com carreira única, o que já atenderia as exigências da Lei nº 13022-2014 (Estatuto Nacional dos Guardas Municipais). Nesse mesmo viés poderia ter anunciado a realização de concurso público juntamente com a educação, já que a Guarda se encontra com o efetivo estagnado há mais de 13 anos, no entanto, o prefeito atribuiu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a impossibilidade de realizar concurso para a Guarda. “A Lei de Responsabilidade Fiscal está sempre no limite da prudência, porém, sabemos da carência de vários órgãos”. Concluiu.

Já na visão de outros Guardas, a prefeitura teria tentado passar para a sociedade que a saúde da Guarda Municipal, assim como a da sua gestão, anda muito bem, enquanto na verdade a instituição ainda agoniza por mais mudanças estruturais. O fato das viaturas entregues terem sido alugadas ao invés de compradas comprovaria a ingerência administrativa do governo, segundo destacou os GMs.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: