13 de julho de 2015

PRESIDENTE DA CÂMARA DE MACEIÓ DEFENDE REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO NA GUARDA MUNICIPAL


O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira (PMDB), defendeu na manhã desta segunda-feira (12) a realização de concurso público e o fortalecimento institucional da Guarda Municipal da capital durante a entrega de novas viaturas para o trabalho operacional nos bairros pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB).

São nove veículos e um ônibus, que serão utilizadas no trabalho operacional da Guarda nos bairros, Centro e orla de Maceió. Para Kelmann Vieira, ao oferecer mais estrutura à Guarda, o prefeito demonstra sua preocupação com a segurança da capital, mas ressaltou que é preciso foco em ações mais contundentes na corporação e mais recursos para que o município tenha condição de investir.

O presidente da Câmara lembrou ainda que cerca de cem servidores da Guarda Municipal estão próximos da aposentadoria e destacou a necessidade de concurso público como forma de oxigenar a corporação.

Em seu discurso, o prefeito Rui Palmeira falou da preocupação com a segurança da capital e dos investimentos realizados em sua gestão. “No combate à violência na capital, estreitamos parcerias com a Policia Militar, Polícia Civil para termos mais homens nas ruas. No referente à estrutura, reformamos a sede da Guarda Municipal, instalamos câmeras, compramos fardamentos, coletes e pistolas teaser(não letal). Precisávamos equipar e qualificar esses profissionais”, afirmou o prefeito.

Há um ano, o Congresso aprovou o projeto de lei que autoriza o porte de armas para guardas municipais. A medida não foi aplicada na Guarda de Maceió, que ainda não utiliza armas de fogo. “Desde 2013, estamos aguardando a autorização da Policia Federal para providenciar esses equipamentos, pois a importância do uso de armas se deve, principalmente, à proteção dos próprios guardas, que arriscam a vida em serviço. Acredito que até o final deste ano estaremos adotando essa medida”, afirmou Rui Palmeira.

Ronda

Com um efetivo de 825 profissionais, a Guarda Municipal ampliou sua área de atuação. Além das rondas, que acontecem diariamente nos bairros da capital, fazem um trabalho no Centro e na orla. Em parceria com a Policia Militar, atua em operações especificas, como nos clássicos de futebol. Recentemente, a guarda atuou na desocupação da favela de Jaraguá e nos festejos juninos.
Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário: