14 de julho de 2015

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS NOMEIA MAIS UM MILITAR PARA COMANDAR A GUARDA MUNICIPAL


O BLOG GM NOTÍCIA-AL RECONHECE TAL MEDIDA POLÍTICA COMO SENDO UM RETROCESSO AO CRESCIMENTO DAS GUARDAS MUNICIPAIS EM ALAGOAS.

Foto SECOM-São Miguel dos Campos.
O prefeito do município de São Miguel dos Campos, George Clemente (PSB), deu posse nessa segunda-feira (13), ao novo Secretário Municipal de Segurança Urbana, o Subtenente reformado da Polícia Militar, Everaldo da Rocha, que assumiu a pasta no lugar do também militar da reserva, Moacir Carlos.

Apesar da Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) limitar até agosto de 2016 o prazo máximo para que os prefeitos mantenham militares comandando as Guardas Municipais, bem que o prefeito George Clemente poderia ter se antecipado e nomeado um GM do quadro efetivo para assumir o comando da Guarda.

É fato. Tanto em Alagoas quanto nos demais estados da federação, militares quando na ativa se posicionarem contra o crescimento das Guardas Municipais enquanto instituição colaboradora da segurança pública, comportamento esse que se inverte ao irem para inatividade, e com vistas nos gordos salários pagos pelos prefeitos, militares passam a disputar o comando das Guardas para usarem o cargo como mero cabide de emprego e complemento de renda.

Exceções a regra, não é nenhuma novidade em Alagoas e no resto do país que uma grande parcela de oficiais de alta patente da Polícia Militar simpatize com a ideia de ver as Guardas Municipais contribuindo com ações preventivas de combater a criminalidade e redução dos índices de violência, prova disso deu a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Estaduais (FENEME), órgão que representa os comandantes das PMs no país, ao impetrar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), junto ao STF, em 2014, numa tentativa de barrar o poder de polícia das Guardas previsto na Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).

Estranhamente, a associação representativa dos GMs no município, AGM-SMC, chegou a noticiar na sua página a iniciativa do prefeito ao invés de criticar e cobrar do chefe do executivo a antecipação do cumprimento da Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).

Vale ressaltar que, nem em Alagoas e em nenhum outro estado é mais tolerável à presença de militares à frente das Guardas Municipais. Os Deputados Federais, os Senadores e a Presidente da República fizeram a sua parte, aprovando e sancionando o nosso Estatuto Geral, a partir de agora competirá a nós Guardas Municipais, associações e sindicatos fiscalizarmos e exigirmos o cumprimento desse marco histórico.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: