25 de julho de 2015

SEMSC NÃO PUBLICARÁ MAIS ESCALA DE SERVIÇO CONSTANDO NOMES DOS GMs


O presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (SINDGUARDA-AL), Carlos Antônio, usou a rede social WhatSapp, na manhã deste sábado (25), para informar aos Guardas Municipais de Maceió, que a pedido do sindicato, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (SEMSC) não irá mais publicar as escalas de trabalho no Diário Oficial constando a identificação pessoal dos GMs.

A medida, explicou o sindicalista, visa salvaguardar a integridade física e a até mesmo a vida dos GMs que antes podiam ser facilmente identificados por qual pessoa, inclusive por marginais, já que o Diário Oficial apontava o posto de trabalho, a matrícula funcional e o nome completo do servidor.

O sindicalista esclareceu ainda que a partir de agora os GMs poderão identificar o posto de trabalho através da matricula funcional, o que será mais seguro, completou.

Vale lembrar que, a publicação das escalas de trabalho constando os nomes dos GMs no Diário Oficial surgiu, de forma irresponsável, na gestão do Cel. PM Edmilson Cavalcante, que após sofrer críticas da imprensa e ser questionado por onde andavam os GMs de Maceió - questionamentos motivados pelo baixo efetivo - decidiu veicular no Diário as escalas constando a identificação individual dos GMs com a finalidade de mostrar serviço, tanto para o próprio governo quanto para a sociedade.

É bom ressaltar também que, tal medida tomada pelo militar na época chegou a ser criticada por outros oficiais da Polícia Militar, que se disseram não entender a iniciativa do coronel já que comprometia a integridade física e a segurança dos GMs no exercício da profissão. “... enquanto todos os policiais estão procurando se manter no anonimato para não se tornar alvos fáceis da bandidagem em Maceió, vocês estão sendo botados como alvos móveis, e com um agravante, com a identificação pendurada no pescoço ...”. Criticou um oficial da PM ao discutir a iniciativa com um dirigente sindical na época.

Fatos lamentáveis dessa natureza só vêm reforçar a bandeira de que não é mais possível tolerar a presença de militares e cabos eleitorais de qualquer espécie comandando a Guarda Municipal de Maceió, do contrário, a sociedade maceioense, igualmente os GMs, continuarão assistindo a Guarda sendo usada como cabide de emprego por pessoas que não tem o mínimo compromisso com a instituição e com a segurança dos que fazem a nossa briosa Guarda.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: