18 de agosto de 2015

ESTADO INICIA FORTALECIMENTO DA SEGURANÇA COM APOIO DAS GUARDAS


INTENÇÃO É APROXIMAR A CATEGORIA E REFORÇAR FORÇAS POLICIAIS EM CINCO CIDADES

O secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, começou a tirar do papel a ideia de trabalhar a estrutura da força policial do Estado em sintonia com as guardas municipais. Trabalhando sério, o Governo de Alagoas segue com a intenção de tirar do estado o posto de mais violento da Federação, os índices negativos vêm caindo e a parceria com as forças locais tende a fortalecer o trabalho já empregado.

Integrantes das guardas municipais de Delmiro Gouveia, Murici, Pilar e São Miguel dos Campos reuniram-se, nesta segunda-feira, 17, com o secretário de Segurança Pública. Eles definiram como será firmada a parceria entre Estado e prefeituras, visando um trabalho de fortalecimento nas ações em cada cidade.

O governador Renan Filho entende a importância do entrosamento entre as instituições na segurança pública e conta com uma parceria imediata. Alfredo Gaspar ressaltou desde o início das discussões que não há a menor possibilidade de funções serem atropeladas.

“Deixamos claro que a parceria não significa que a guarda fará papel de polícia. Será uma união importantíssima, mas, com delimitações. O governador fez contato com prefeitos e temos que fazer ajustes para, dentro da legitimidade, iniciarmos a parceria”, ressaltou o secretário.

As guardas continuam com a proteção aos patrimônios públicos, mas, em casos de necessidade podem participar de rondas e auxiliar em ocorrências dentro dos seus domínios. No entanto, ainda é preciso todo trâmite, a exemplo da criação de Corregedoria e Ouvidoria para cada uma delas.

Na parceria, o Estado entra com a contrapartida na logística disponibilizando cursos e treinamentos e vendo outras carências para as quais possa contribuir. A primeira ação do governo estadual neste processo foi a abertura de 30 vagas para a capacitação de guardas municipais por instrutores da S.W.A.T dos Estados Unidos, seis integrantes de cada acima citada.

Em Maceió, uma parceria similar já existe com o Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc). O tenente-coronel Clístenes, comandante da unidade explica.

“Há um parceria muito boa já na capital com vinte guardas atuando nas escolas municipais, mas, ainda não foi oficializado. Os resultados têm sido gratificantes e os guardas municipais têm auxiliado com muita eficácia nas unidades de ensino”, salientou o oficial.

A princípio as quatro cidades foram selecionadas para a parceria porque já dispõem de uma Guarda Municipal estruturada equipada com coletes e até pistolas taser. O que garante celeridade no processo. Na próxima semana, uma comissão formada por representatividades dos respectivos municípios voltam a se reunir com o secretário para discutirem minuta e convênios.
Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário: