29 de agosto de 2015

PREFEITOS PERSISTEM EM BOTAR JAGUNÇOS PARA ATUAR COMO GUARDA MUNICIPAL EM ALAGOAS

A prisão de um suposto Guarda Municipal suspeito de praticar crimes de homicídio e de ter envolvimento com o tráfico de drogas no município de União dos Palmares, segundo relatou a Polícia Judiciária, ocorrida no dia 21 de agosto, reacende o debate de que "não é mais tolerável" que algumas Guardas Municipais alagoanas continuem dando guarida para jagunços que escancaradamente recebem a proteção de prefeitos descompromissados com a segurança pública ao serem nomeados para comandar as GMs.

Casos emblemáticos que repercutiram e chamou a atenção da mídia e da sociedade e que veio a confirmar a prática coronelista e retrógada por parte de alguns prefeitos, foram registrados nos municípios do Pilar e em Viçosa, onde os comandantes contratados das Guardas Municipais foram presos por integrarem grupo de extermínio, conforme anunciou o poder judiciário. Em outros municípios já tivemos registros de pessoas contratadas sem concurso público que vinham atuando como se fossem Guardas Municipais e que tinham, segundo a polícia, envolvimento com assaltos à mão armada e pistolagem.

É preciso dar um basta a essa prática criminosa ainda predominante em Alagoas. É preciso que a população denuncie. Que os Guardas Municipais de carreira não sejam coniventes com essas contratações irregulares. Que as entidades representativas – sindicatos e associações – façam um mutirão e passem a atuar de verdade como agentes fiscalizadores e guardiões da Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), denunciando e combatendo essas contratações irregulares em defesa da moralização das nossas Guardas Municipais.
GM NOTÍCIA-AL 

Nenhum comentário: