7 de agosto de 2015

RENAN FILHO ANUNCIA INTEGRAÇÃO ENTRE GUARDAS MUNICIPAIS E POLÍCIA MILITAR


GUARDAS VÃO PASSAR POR CAPACITAÇÃO PROMOVIDA POR POLÍCIA AMERICANA

Foto GM NOTÍCIA-AL.
O governador Renan Filho (PMDB) anunciou, na manhã desta sexta-feira (7), durante inauguração do novo presídio militar, em Maceió, que as guardas municipais de quatro municípios considerados estratégicos no estado serão integradas à Polícia Militar (PM). Apesar de não ter detalhado como se dará a integração, Renan explicou que haverá um curso de capacitação antes que o plano seja concretizado.

Entre as cidades que devem ter a Guarda Municipal integrada à PM está Maceió. Os nomes dos demais municípios não foram divulgados. Mas, segundo o governador, a SWAT - polícia especializada que atua nos Estados Unidos - ministrará cursos tanto para os militares, quanto para os guardas envolvidos no projeto. O governo autorizou a compra das passagens para a vinda dos policiais americanos para Alagoas.

"A ideia é capacitar os guardas municipais e promover a integração com agentes de segurança. Os guardas serão integrados à PM para atuar em conjunto com as polícias no combate à criminalidade nos municípios. O comandante da PM, coronel Lima Júnior, já fez cursos lá na SWAT e fez o contato para que eles pudessem vir para o estado ministrar o curso", destacou Renan Filho.

Outra medida anunciada durante a inauguração do presídio militar foi a destinação de R$ 100 milhões em recursos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) para a reforma de batalhões e a construção de centros integrados que envolvam agentes de segurança. Não há um prazo definido para a construção destes centros.

"Nós vamos construir os Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp), que vão integrar fisicamente o que já é integrado operacionalmente, que é a atuação da Polícia Civil e da Polícia Militar. Além disso, nos próximos dias, nós devemos lançar o Plano de Investimento da Segurança pública, com recursos provenientes do governo federal", acrescentou o governador.

Fonte: Gazetaweb

Nenhum comentário: