9 de agosto de 2015

SEMSC ATUA NA PREVENÇÃO DE CRIMES CONTRA JOVENS EM MACEIÓ


OBJETIVO É PROTEGER CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO TRABALHO INFANTIL, EXPLORAÇÃO SEXUAL, INGESTÃO DE ÁLCOOL E DROGAS

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária (Semsc), por meio da Guarda Municipal, tem desempenhado um importante papel nas operações que estão sendo realizadas em parceria com o Juizado da Infância e da Juventude. De acordo com a titular da pasta, Mônica Suruagy, o objetivo destas operações é proteger crianças e adolescentes de crimes como a exploração do trabalho infantil, exploração sexual, ingestão de bebidas alcoólicas e uso de drogas.

A intensificação do trabalho de prevenção à violência na infância e juventude faz parte da reestruturação e ampliação da atuação das guarnições da Semsc, que passaram a trabalhar de forma integrada com instituições da Segurança Pública Estadual, a exemplo das Polícias Militar e Civil, e com o Judiciário Alagoano. Sobre as operações, Mônica Suruagy acrescenta que ocorrem de forma sistemática e atendem a uma demanda do Juizado.

“Esta é mais uma ação da Secretaria em relação à segurança pública. É um trabalho efetivo que vem sendo realizado em apoio ao Juizado que tem resgatado crianças e adolescentes que estão nas ruas. Hoje não se pode falar de segurança sem falar em Guarda Municipal. É um equívoco imaginar que a corporação lida apenas com a segurança patrimonial. As ações da corporação vão além e a segurança é uma das prioridades”, disse Mônica Suruagy.

A parceria entre a Prefeitura e o Judiciário Alagoano tem refletido em resultados positivos, segundo ressalta o juiz Ney Alcântara, titular do Juizado da Infância e da Juventude. O trabalho conjunto foi reforçado no início deste ano a partir da elaboração de um planejamento de ações entre as duas instituições.

“A questão que envolve a infância e a juventude é uma área multissetorial e, por isso, temos que nos unir para que possamos obter resultados positivos. E é isso que tem acontecido após a parceria com a Prefeitura, que é de fundamental importância. A Guarda Municipal está nas ruas, conhece a problemática, é sensível em relação às abordagens e auxilia nossos agentes, tanto na abordagem quanto nas informações durante as ações”, afirmou Ney Alcântara.
Fonte: SECOM MACEIÓ

Nenhum comentário: