9 de agosto de 2015

SWAT EM ALAGOAS


Flávio Saraiva.
Com alegria, tomei conhecimento através da Gazeta de Alagoas e Gazetaweb que o governador Renan Filho anunciou a integração das guardas municipais de quatro municípios considerados estratégicos no estado à Polícia Militar. Para tanto, acredito que objetivando nivelamento tático operacional e consequente integração, autorizou a vinda de policiais americanos componentes de grupos SWAT para ministrar cursos aos militares e guardas municipais.

SWAT é um acrônimo em inglês para Special Weapons And Tactics, em tradução livre – Armas e Táticas Especiais, nome dado aos grupos de operações especiais das polícias americanas, com emprego nos eventos em que foram esgotados os recursos dos efetivos regulares.


Ótima iniciativa, mas como já foi abordado aqui no blog, questões mais urgentes precisam ser resolvidas, a exemplo da regularização do porte de arma dos guardas municipais, até para melhor aproveitamento das técnicas repassadas pelos operacionais americanos. 
Recorro ao passado para tratar da importância do nivelamento tático operacional da tropa integrada a ser treinada. Em 1995, dois policiais americanos integrantes da SWAT de Amarillo/Texas aqui estiveram com o mesmo fim, treinando policiais civis e militares, tendo verificado a necessidade de iniciar com os fundamentos básicos de tiro, em razão da falta de padronização dos procedimentos de segurança e táticas policiais. Meses depois, pudemos constatar essa realidade exposta em reportagem de jornal texano, colada nas paredes de unidade administrativa de um campo de treinamento em Amarillo, com relato desprovido de maldade, noticiando nossas limitações e a grande vontade de aprender. Foi bom, nossa equipe se agarrou na vontade de aprender e conquistou a segunda colocação na competição final do treinamento. 
Temos profissionais com capacidade técnica para realizar esse nivelamento tático operacional para os futuros alunos dos instrutores americanos, de forma a ampliar o conteúdo do curso, sem perda de tempo com regras básicas de segurança, ou seja, que se destine a formar multiplicadores. São policiais especializados em operações que envolvem entradas táticas, resgate de reféns, explosivos, controle de distúrbios civis, imobilização tática, combate em baixa luminosidade, negociação, sequestro, direção defensiva, sobrevivência, operações aéreas e muito mais.
A integração iniciada com a formação e padronização de procedimentos gera confiança, afinidade e comprometimento entre os operacionais, elementos essenciais para o trabalho em equipe.
Fonte: Blog Segurança Em Foco - Flávio Saraiva.

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto isso em murici a GM que sempre recebeu elogios,ta aos trampos e barrancos viaturas caindo os pedaços,vemos os gms nas ruas com uniformes velhos,rasgados e todo dia um gm é preso por porte ilegal. Pergunto : pra que swatt?