17 de setembro de 2015

RELATÓRIO SOBRE DESARMAMENTO DEVE SER VOTADO NO DIA 24

A votação da proposta que flexibiliza o Estatuto do Desarmamento (PL 3722/12) ficou para a próxima quinta-feira (24). O relator Laudívio Carvalho (PMDB-MG) fez alterações em seu parecer e, a pedido de outros parlamentares, comprometeu-se a receber outras sugestões para finalizar um novo texto.

O relatório permite o porte de armas para várias categorias trabalhistas, como integrantes da Advocacia Geral da União (AGU), fiscais do trabalho, fiscais do Ibama e caminhoneiros. Uma das mudanças que ele fez no texto foi a retirada dos taxistas da lista.

"Depois de uma discussão exaustiva, nós entendemos que poderíamos retirar os taxistas, uma vez que há hoje um sentimento muito grande de que taxistas e 'uber' têm discutido nas ruas, o que isso poderia provocar um desacerto em algum momento, poderia provocar uma discussão terminando de uma forma mais violenta."

O relator afirmou que vai manter no texto a redução de 25 para 21 anos como idade mínima para o cidadão poder adquirir arma de fogo ou ter o porte, e o limite de 50 munições por ano para cada arma. O texto original previa 50 munições por mês. Quanto ao registro, é definitivo, mas o porte passa a ter validade de dez anos.

Teste psicológico

Atualmente pelo estatuto, para adquirir registro e porte, o candidato a ter uma arma precisa passar por teste psicológico e de manuseio. O relator estabeleceu para o registro a necessidade de teste de manuseio e psicológico e, para o porte, teste psicológico, 10 horas-aula teórica e prática seguidas de outro teste. O texto também prevê a retirada do porte de pessoas flagradas dirigindo sob efeito de álcool ou outras drogas.

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) acha que é necessário mais tempo para análise. "Nós não conhecemos as mudanças que foram feitas pelo relator. Pelo contrário, ele adiou por 15 dias a apresentação do relatório, apresentou o relatório, nós pedimos vistas e agora ele diz que mudou o relatório. Então nós queremos de novo ver o que foi mudado."

A reunião da comissão especial para votar o relatório do projeto que flexibiliza o Estatuto do Desarmamento está marcada para a próxima quinta-feira (24).

Fonte: Câmara Notícias

Nenhum comentário: