23 de outubro de 2015

EM AUDIÊNCIA, SMTT PROMETE CRIAR GRATIFICAÇÃO PARA AGENTES DE TRÂNSITO

Em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Maceió, o assessor especial da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Cleydner Marques Magalhães, anunciou que em breve estará chegando a Casa um projeto de lei que vai instituir gratificação para os agentes de trânsito comprarem fardamentos novos.

De acordo com Cleydner, em 2013 foi realizado processo licitatório para aquisição das fardas. A burocracia se estendeu por um ano inteiro. Em 2014, elas foram entregues. “Agora estamos finalizando um projeto de lei para que possamos criar uma gratificação que possibilite o agente adquirir a própria farda, em empresas credenciadas pela prefeitura”, explicou ele.

O diretor de operações da SMTT, Carlos Calheiros de Lima, informou que a sugestão de criar a gratificação veio a partir de conversas com os agentes que atuam diretamente nas ruas. No entanto, por causa das dificuldades financeiras impostas pela crise econômica, o município teme que haja demora de colocar em prática o pagamento, após aprovação do projeto pela Câmara.

“Por isso, estamos discutindo com diretores e agentes se é melhor realizar uma licitação antes da gratificação, para a comprar das fardas em 2016. Neste caso, a gratificação ficaria para ser paga em 2017”, detalhou o diretor da SMTT, esclarecendo a reclamação da categoria sobre a presença de agentes de trânsito em áreas administrativas. Carlos afirma que é legal e necessária. Segundo ele, mesmo os agentes que atuam nas repartições atuam em operações nas ruas.

A convocação da reserva técnica do último concurso de agente de trânsito foi outra situação discutida na audiência pública. Aprovados que ainda esperam nomeação participaram da sessão e cobraram a chamada imediata pela prefeitura, alegando que a categoria sofre com a sobrecarga de trabalho. O assessor especial da SMTT, Cleydner Marques, informou que 200 candidatos aprovados em 2012 foram chamados, depois outros 50 assumiram o cargo.

“Hoje, a SMTT tem 23 vagas abertas para agentes de trânsito. Não tenho agora informação precisa sobre o processo para preenchimento destas vagas, mas acredito que já possa estar na Procuradoria Geral do Município”, afirmou o assessor Cleydner. Ele também falou sobre as cabines da SMTT instaladas nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro que estariam sem uso. Os agentes de trânsito reclamam da alta temperatura no interior delas.

“As cabines foram adquiridas pelas empresas de ônibus para fiscalizar a linha azul, sem ônus para a prefeitura, logo após a implantação. Elas foram pensadas para o agente guardar material e descansar por uns vinte minutos, até quando a população se habituasse ao corredor de ônibus”, explicou Cleydner, sugerindo que quem tiver dúvidas sobre as ações da SMTT pode solicitar esclarecimentos pela página do órgão na internet, com base na Lei de Acesso à Informação.

O vereador Silvânio Barbosa reforçou que irá solicitar o empenho de todos os parlamentares para que a prefeitura convoque o quanto antes a reserva técnica da SMTT. Guilherme Fireman, representante dos aprovados da reserva, explicou que havia 80 agentes aguardando nomeação. “Mas 23 desses iriam suprir a vacância existente. Outros cerca de 25 aprovados que estão na reserva já desistiram do cargo. Ou seja, seriam menos de 50 nomeações”, explicou.

A audiência se estendeu das 10h até às 13h30, encerrada pelo vereador Silvânio Barbosa com o apelo de que o superintendente da SMTT, Tácio Melo, atenda as solicitações dos servidores e possa investir mais em melhorias para a categoria.
Fonte: Câmara Municipal


Nenhum comentário: