9 de dezembro de 2015

DESENTENDIMENTO ENTRE INSPETORA DO GAAO E UM PM LEVA UM MAJOR A PROPOR RETALIAÇÃO E A PREGAR A DESUNIÃO ENTRE PMs E GMs EM MACEIÓ



Uma abordagem feita na tarde de terça-feira (8), nas imediações da Praça Multieventos, na orla de Pajuçara, por Guardas Municipais que integram o Grupo de Ação e Apoio Operacional (GAAO), a um cidadão supostamente parente de um Policial Militar, que ocasionalmente consumia bebida alcoólica ao lado de uma das viaturas da Guarda Municipal, gerou muita discussão e levou um Major PM a propor retaliação contra a Inspetora que comandava a guarnição.

De acordo com a comandante do GAAO, Inspetora Simone Lima, o suposto parente do Policial Militar teria urinado na viatura da Guarda Municipal numa demonstração de falta de desrespeito para com os GMs, sobre tudo, encorajado pela presença do militar que nada fez para impedir a atitude do cidadão. O PM não teria gostado da repreensão verbal dirigida pela Inspetora ao parente, daí travou-se uma breve discussão que foi encerrada em seguida com a saída dos envolvidos do local. Quando retornava para a Guarda a Inspetora teria sido informada por colegas das ameaças proferidas pelo Major através do WhatSapp.  

Através de arquivos de áudio, vazados de um grupo de Policiais Militares no WhatSapp intitulado, “Faca na Caveira”, o Major PM Lima Rocha, se destacou por ter proposto que a PM fizesse retaliação a Inspetora por suposta prática de desrespeito e desacato ao PM, e depois pregou a desunião entre Guardas e Policiais Militares.

Em um dos áudios veiculados, o Major chegou a lamentar o fato de o PM envolvido na ocorrência não ter dado voz de prisão a Inspetora e de não ter conduzido a mesma a uma delegacia.

O companheiro era pra ter dado voz de prisão a ela, chamado uma guarnição, conduzir a uma delegacia de polícia e ela teria que ser autuada em flagrante delito por desacato, entendeu”. “O companheiro aí que passou por essa situação infelizmente não procedeu como deveria proceder, é por essas questões que cada dia que passa a gente vai perdendo o respeito. Lamentou o Major.

Sem antes ter apurado a veracidade dos fatos, e de forma corporativista e absurda, o Major chegou a propor aos colegas militares do seu grupo no WhatSapp, que seria bom levantar o endereço da Inspetora para que a mesma sofresse retaliação e fosse abordada todos os dias ao sair de casa e quando estivesse na rua para aprender a respeita os PMs.

“Na verdade, o que era bom também era levantar o endereço... o endereço, dessa, dessa Guarda Municipal aí, eu não sei nem se devo chamar ela de Guarda Municipal, e toda vez que ela sair de casa pro trabalho ou quando ela tiver na rua ela levar uma butada da PM. Vai parede! Vai pra parede!, revista, pra ela sentir a pressão pra saber respeitar. Têm certo tipo de gente, de ser humano, que só aprende na pressão. Bota na parede e revista, pra ela sentir o que é Polícia e o que é Guarda Municipal, que existe uma diferença como daqui no Canada”  Sugeriu o Major PM Lima Rocha a outros militares no WhatSapp.

Na ocasião o Major lembrou aos seus pares que, quando era Capitão teria tido um problema com um Guarda Municipal, e que naquela ocasião teria dado voz de prisão ao mesmo e o conduzido a uma delegacia algemado. Concluindo sua fala, o Major frisou que, havia feito àquilo para que o Guarda Municipal nunca mais faltasse com o respeito aos PMs. Verdadeiro absurdo.

Outros oficiais chegaram a se posicionar sobre o ocorrido. Um deles foi o Major Francelino, o qual disse conhecer bem a Inspetora Simone e a sua forma de trabalhar. Destacou que PMs e Guardas Municipais deveriam trabalhar em irmandade, e que tal ocorrência deveria melhor ser analisada para não se cometer injustiças. Por fim, Francelino disse que iria pedir calma ao amigo, Major Lima Rocha.

Outro oficial também se posicionou sobre a ocorrência. Um deles defendeu o trabalho conjunto entre PM e a Guarda Municipal, disse conhecer de perto a Inspetora Simone e que acreditava na sua forma de proceder no exercício da profissão.

Nesta quarta-feira (9), o Inspetor Edson ocupou o WhatSapp para   condenar o comportamento do Major PM, ao tempo em que defendeu a atitude da Inspetora Simone frente à ocorrência. Edson destacou que, mesmo a Guarda Municipal sendo uma força auxiliar da PM ela não pode e não irá cruzar os braços diante de práticas delituosas. Disse também que não há uma animosidade entre a Guarda e a PM conforme teria presumido o Major, e que entre as instituições – GM e PM – há um respeito mútuo. Por fim, o Inspetor pediu ao Major que respeitasse a Guarda Municipal.

A Inspetora Simone Lima, informou ao BLOG GM NOTÍCIA-AL, no final da tarde desta quarta-feira, que foi registrado um Boletim de Ocorrência contra o Major PM Lima Rocha, pelas ameaças proferidas a sua pessoa. Disse que tal BO será encaminhado ao Comandante do Policiamento da Capital, pelo qual responde o Coronel Sampaio, e posteriormente a Corregedoria da Polícia Militar.  

As declarações lamentáveis direcionadas por esse Major da briosa Polícia Militar, não foram direcionadas tão somente a Inspetora Simone Lima, tratou-se de um aviso prévio a todos os Guardas Municipais de Maceió e de Alagoas, razão pela qual se faz necessário que a resposta seja dada a altura e sob o amparo da Lei, e aí cabe a Semsc, através da sua titular, Mônica Suruagy, se impor com veemência e sair em defesa de seus comandados, levando o caso ao conhecimento do Governador, já que o mesmo tem pregado a unificação das ações dos Guardas com as demais polícias. Formalizando denúncia junto ao comando e a Corregedoria da PM, assim como, junto ao Conselho Estadual de Segurança Pública, OAB e demais órgãos competentes.

Mesma trilha de compromisso e responsabilidade com a categoria Guarda Municipal deve seguir o Sindicato e as Associações que representam os Inspetores, Subinspetores e Guardas Municipais, tanto em Maceió quanto em Alagoas. Caso venha prevalecer à omissão, no futuro não muito distante não há de se surpreenderem com casos iguais ou piores que esse.

O BLOG GM NOTÍCIA-AL disponibiliza esse espaço aberto para que as pessoas citadas possam vir a público de defender, caso assim queiram.
GM NOTÍCIA-AL

4 comentários:

Anônimo disse...

totalmente equivocado,mais por outro lado foi pra guarda de maceio sentir na pele quando menospreza outros guardas q nao sao concursados kkkkk sentiram.

Joílson disse...

Ridículo

Anônimo disse...

Gm

Major PM Lima Rocha, acredito que o senhor deveria respeitar mais a instituição Guarda Municipal, e observar sua ficha na Briosa Policia Militar, se recicle e conheça melhor a inspetora Simone, ela sim é um exemplo de agente de segurança pública, limite suas palavras a si próprio.

Anônimo disse...

Lima rocha;não é porque você é ninja que deve tratar os colegas guardas assim,vai procurar um lavado de roupa.