29 de dezembro de 2015

ROUBALHEIRA NAS PREFEITURAS INVIABILIZA INVESTIMENTO NAS GUARDAS MUNICIPAIS



De acordo com a edição do Jornal Extra desse mês de dezembro, 80% das prefeituras alagoanas são investigadas pelo Ministério Público por crimes de improbidade relacionados a desvio de dinheiro público, prática criminosa de prefeitos e secretários que já teria, segundo o Jornal, levado das populações pobres mais de R$ 300 milhões, dinheiro que poderia, por exemplo, ter reduzido os índices de pobreza em municípios remotos de Alagoas.

Toda essa roubalheira, é bom que se destaque, tem inviabilizado também o crescimento das Guardas Municipais em todo o estado, que por consequência deixam de receber das prefeituras os investimentos necessários para o seu bom funcionamento. No final das contas a população carente de serviço de segurança pública é quem paga o pato, sendo vítima constante de assaltos, arrombamentos e demais práticas delituosas.

Numa tentativa de abocanhar, no bom sentido, é claro, uma pequena parte dessa dinheirama roubada pelos prefeitos, muitas Guardas Municipais do país, com muito esforço e articulação política, estão conseguindo aprovar, junto às câmaras municipais, os chamados Fundos de Incentivo a Segurança Municipal.

A ideia central dessa proposta é recolher percentuais oriundos de fontes como aplicações financeiras, convênios firmados, contratos, repasses oriundos de taxas de estacionamentos rotativos, taxas de inscrições de concursos públicos, taxas de autuação de infrações contra o meio ambiente, taxas relacionadas a shows, eventos, dentre outras fontes. São percentuais mínimos extraídos dessas fontes que serviriam para dar uma alavancada expressiva nas nossas Guardas Municipais.

Em Maceió, por exemplo, tentou-se por duas vezes alavancar esse projeto, a proposta chegou a ser submetida ao crivo de dois prefeitos, no entanto, acabou sendo boicotado por secretários que não gostaram da ideia de perder um pequeno pedaço do bolo.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: