3 de janeiro de 2016

GMs DE MACEIÓ DEVERÃO LANÇAR CANDIDATO PRÓPRIO A CÂMARA MUNICIPAL

O TEMA VEM GANHANDO FORÇA DENTRO E FORA DAS REDES SOCIAIS

Ainda não tem nada confirmado, no entanto, aos poucos essa ideia vem ganhando fôlego em meio aos Guardas Municipais de Maceió que enxergam a candidatura de um colega de farda como sendo uma necessidade representativa junto ao poder legislativo municipal.

Projetos a serem defendidos são muitos: plano de cargos com carreira única; regulamentação dos grupamentos; criação do fundo de incentivo a segurança pública municipal; disciplinamento interno referente ao porte de arma; organização básica da Guarda, dentre outros.

Claro exemplo de que a falta de representação partidária faz mal a qualquer categoria, foi registrado em dezembro de 2012, no final da gestão do prefeito Cícero Almeida, quando o mesmo encaminhou projeto aos vereadores propondo alteração na Lei Orgânica municipal.

Na ocasião, para a surpresa dos mais atentos, o texto da Lei Orgânica aprovado pelos parlamentares permitiu que apenas os Policiais Militares em serviço tivessem gratuidade nos transportes coletivos urbanos da capital (art. 100, §3º), lamentavelmente, nenhum parlamentar lembrou que na prefeitura existia cerca de 850 GMs.

Apesar do rápido esquecimento dos vereadores, nas eleições municipais seguintes, foi possível ver dezenas de Guardas Municipais segurando e balançando bandeiras de vários vereadores candidatos a reeleição, os mesmos que havia deixado à categoria de fora do art. 100 da Lei Orgânica. 
           
Um dos obstáculos que os GMs terão que transpor para consensualizar um nome que preencha os requisitos – capacidade de representar - e ainda tenha expressividade junto à categoria, será o de convencer colegas a deixar a vaidade de lado e abrirem mão daquela dispensa concedida no período das eleições, a não saírem candidatos e apoiarem um único nome que venha a ser eleito em assembleia pela maioria dos cerca de 850 GMs.

Estamos falando de uma missão quase que impossível de ser cumprida e de um processo que envolverá uma articulação política complexa no cenário em que temos GMs ligados – amarrados mãos e pés - a vários partidos e políticos com os mais diversos interesses, o que não será nada fácil convencer a esses cabos eleitorais fardados a abrirem mão da zona de conforto para apoiar um companheiro de farda. Pode parecer revoltante e absurdo, mas, é a realidade que temos.

Caso a ideia não vingue, como segunda opção, os GMs deverão abraçar a provável candidatura da titular da SEMSC, Mônica Suruagy, que tem se destacado a frente da secretaria e angariado a simpatia de uma grande parcela da categoria. Só com o andar dos próximos meses é que será possível desenharmos melhor esse quadro.

No interior de Alagoas, os Guardas Municipais parece ter descoberto há mais tempo a importância de serem representados nas câmaras municipais. Nas últimas eleições, salvo engano os registros, quatro Guardas Municipais foram eleitos vereadores nos municípios de Atalaia, Pilar, Cajueiro e Barra de Santo Antônio. Ou seja, mesmo que ainda lento estamos dando os primeiros passos.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: