23 de janeiro de 2016

GUARDAS MUNICIPAIS COMPRAM DRONE PARA MONITORAR ORLA



EQUIPAMENTO SERÁ USADO PARA COIBIR AÇÕES DELITUOSAS, LOCALIZAR PESSOAS PERDIDAS E AJUDAR NO RESGATE DE VÍTIMAS DE AFOGAMENTO

São Vicente-SP ganhou um novo aliado no monitoramento da orla da Praia. Um drone ajudará a Guarda Civil Municipal (GCM) a coibir ações delituosas, a localizar pessoas perdidas e no resgate de vítimas de afogamento. Além de ser a primeira Cidade da Baixada Santista a utilizar o equipamento para a segurança da população, outra curiosidade são os investidores da tecnologia: os próprios guardas, que se juntaram e compraram o equipamento para doá-lo, posteriormente, à Prefeitura. 

No final do ano, a Prefeitura de Santos também utilizou drones para monitorar a orla durante a queima de fogos. Entretanto, foi uma ação isolada, apenas para aquela finalidade. 

O equipamento já é utilizado em São Vicente desde o dia 23 de dezembro e serve como uma ferramenta a mais para a GCM inibir a ação de criminosos e resguardar a vida de pedestres e banhistas. 

“A aquisição (do drone) foi feita pelo comandante, subcomandante e chefes de departamentos. O dinheiro levantado em eventos realizados pela própria categoria. O que sobrava juntávamos e ainda precisamos complementar um pouco”, diz José Ricardo Pereira Miguel, subcomandante da GCM.

A bateria do equipamento tem autonomia de 30 minutos e o drone sobrevoa a uma altura de até 120 metros, em um 1 km distância. A filmagem e as fotos as são em alta definição. 

Segundo o subcomandante, a tecnologia permitira aos guardas o monitoramento do trecho entre a Ilha Porchat e a divisa com Santos. 

“Esse equipamento é o primeiro da Baixada Santista (a operar durante todo ano). O drone enviará imagens em tempo real para o nosso ônibus de monitoramento na Praia do Itararé, que já conta com nove câmeras. Os vídeos serão retransmitidos também para tabletes dos guardas e da Polícia Militar”, explica.

O subcomandante da GCM ressalta que o equipamento tem atendido as expectativas e espera poder contar com mais um drone em breve. 
Fonte: A Tribuna

Nenhum comentário: