22 de abril de 2016

MACEIÓ TERÁ NO MÍNIMO 6 CANDIDATOS A PREFEITO ESTE ANO, PODENDO CHEGAR A 8



O cenário eleitoral de Maceió começa a se definir. Na situação atual serão pelo menos seis candidatos a prefeito.

Entre os nomes anunciados estão, por ordem alfabética, Cícero Almeida (PMDB), JHC (PSB), Paulão (PT), Paulo Memória (PTC), Rui Palmeira (PSDB) e um candidato do PSOL que será escolhido em prévias no próximo dia 29.

Novos nomes podem surgir, mais a esquerda, até as convenções, em julho.

O principal desafio dos pré-candidatos em Maceió, no momento, é definir as coligações majoritárias e proporcionais.

Nesse quesito, Rui Palmeira parte na frente.  O prefeito já definiu um bloco de seis partidos que vão apoiar a chapa majoritária (PSDB, PP, PR, PDT, DEM e SD) e tendem a formar duas chapas nas eleições para vereador.

O pré-candidato do PTC surpreende e tende a formar um bloco partidária que terá no mínimo 5 (podendo chegar a 9) partidos. A articulação vai assegurar a sua participação nos debates de rádio e TV, que pela regra atual exige número mínimo de 9 representantes na Câmara Federal.

Paulo Memória deve reunir, por conta de sua articulação com o G8,  em torno de sua candidatura além do PTC, PRTB, PSDC, PSL e PEN. Além disso existem pré-aliança com outras legendas, a exemplo do PTdoB, PV, PPL e PTN. A ideia inicial é formar um chapão capaz de eleger de 3 a 4 vereadores em Maceió.

Voo solo

Os outros pré-candidatos seguem, por enquanto, sem o apoio declarado de outros partidos.

O PT de Paulão deve sair com chapa puro sangue tanto na majoritária, quanto na disputa proporcional.

O PSB de JHC, que já anunciou que também é pré-candidato a prefeito de Maceió, deve sair com chapa puro sangue. Existe, no entanto, possibilidade de alianças com Rede e PPS.
O PSOL também deve lançar candidatos a prefeito e a vereador e se fizer aliança será à esquerda.

Possibilidades

Existe sim a possibilidade de lançamento de outras candidaturas, especialmente em partidos mais ideológicos – caso do PCB e PSTU.

Nesta eleição, no entanto, o espaço para “laranjas” está restrito. Depois da decisão do TRE que condenou candidatos em 2014 por atuarem como tal, os laranjas estão fora do baralho eleitoral – ao menos por enquanto.

Alagoas tem 33 partidos

Difícil será o eleitor escolher votar em legenda. Em Alagoas estão registrados, hoje, 33 dos 35 partidos reconhecidos pelo TSE. Apenas dois deles (Novo e PCO) não tem diretório ou comissão provisória no Estado.

Das 33 legendas em Alagoas pelo menos sete seguem sem posição conhecida em relação às eleições de Maceió: PMN, PROS, PMB, PRP, PTB, PCB, PSTU, PPS, Rede.

Os demais partidos (PSC, PRB, PSD, PHS e  PCdoB) tendem a fechar aliança com o PMDB de Cícero Almeida, seguindo orientação do Palácio dos Palmares.
Fonte: Edivaldo Júnior

Nenhum comentário: