22 de maio de 2016

APESAR DA CRISE, RUI PALMEIRA DÁ REAJUSTE DE 4,5% A SERVIDORES E SE FORTALECE PARA REELEIÇÃO



Quem conhece a realidade do caixa de estados e municípios sabe que é muito difícil, beirando até o impossível, dar aumento de salários ao funcionalismo este ano. De algum modo o prefeito de Maceió conseguiu driblar a crise e praticamente dobrou a proposta inicial de reajuste para os servidores municipais.

Com o novo percentual, depois de três meses, a greve dos servidores municipais terminou na quinta-feira, 19. A proposta apresentada pela prefeitura de Maceió foi aceita pela categoria. O reajuste será de 4,5% sendo 2,5% a partir de maio, retroativo a janeiro, e 2% em novembro.

O secretário de Administração de Maceió, Fellipe Mamede, elogiou o bom senso dos sindicatos em entender que 4,5% é o percentual que a gestão pode cumprir num cenário de crise econômica. “Temos cidades mais ricas que sequer estão conseguindo pagar em dia. Maceió serve de referência ao conceder o reajuste aos servidores ainda que o cenário econômico esteja desfavorável a isso”, afirmou.

Limpando o terreno

A queda de braços entre os servidores e o prefeito se arrastou além do esperado, ainda mais num ano eleitoral. Rui Palmeira deu sinais, o tempo todo, que não iria autorizar um reajuste que colocasse em risco a capacidade de pagamento da prefeitura.  Ao melhorar a proposta, parcelando o reajuste, o prefeito se fortalece politicamente.

Resolvida a questão dos servidores, com uma aliança política já definida, Rui Palmeira parte para a reeleição com maior tranquilidade. Agora, passará a enfrentar “apenas” a pressão dos adversários.

Cícero Almeida, por exemplo, promete se licenciar da Câmara Federal para se dedicar à campanha, já a partir da próxima semana.
Além dele, outros pré-candidatos, a exemplo de JHC, prometem aumentar o tom das críticas ao atual prefeito. Mas pelo menos nesse campo, Rui Palmeira já tem o contra-ataque pronto. As respostas , segundo assessores do prefeito, será no mesmo tom das críticas.
Fonte: Blog Edivaldo Júnior

Nenhum comentário: