20 de junho de 2016

COM OS GUARDAS MUNICIPAIS FORA DOS CEMITÉRIOS AUMENTA DESTRUIÇÃO E ROUBOS DE TÚMULOS

SEM QUERER AUMENTAR O EFETIVO DA GUARDA MUNICIPAL, PREFEITURA AVALIA CONTRATAR VIGILÂNCIA TERCEIRIZADA PARA OS CEMITÉRIOS.


Com a retirada dos Guardas Municipais dos cemitérios de Maceió, ocorrida em meados de 2013, sob o argumento de conter gastos e de não dispor de efetivo, a prefeitura botou a mercê dos vândalos todos os cemitérios públicos causando prejuízo financeiro, tristeza e indignação aos parentes das pessoas sepultadas.

Ignorando a existência da Guarda Municipal, que se encontra sem realizar concurso público há mais de 14 anos, a prefeitura vislumbra contratar vigilância terceirizada para os cemitérios de Maceió, conforme noticiou o portal Gazetaweb, na manhã desta segunda-feira (20/06).

Homens do Grupo de Ação e Apoio Operacional (GAAO) tem intensificado rondas nos cemitérios de Maceió, no entanto, por se tratar de uma medida paliativa, a ação não substitui a presença cotidiana do Guarda Municipal nos cemitérios.  

Tal medida, caso venha a se concretizar, representará mais um escoamento de dinheiro público para a iniciativa privada, igualmente aconteceu na saúde, em 2013, quando a prefeitura contratou 144 vigilantes, para prestar segurança nos postos de saúde por apenas seis meses, ao custo de R$ 2.7 milhões, enquanto que a Guarda Municipal permanece impossibilitada de fazer o teste prático de tiro, para obtenção do porte de arma, por não ter míseros R$ 300 mil.

Mais do que nunca, o Sindicato da categoria (SINDGUARDA-AL), e as associações representativas terão que atuar com rigor junto aos órgãos competentes, caso a prefeitura decida contratar vigilantes da iniciativa privada sem antes resolver algumas pendências estruturais existentes na Guarda Municipal, como por exemplo, da realização do teste prático de tiro.
GM NOTÍCIA-AL    

Nenhum comentário: