20 de julho de 2016

GUARDA MUNICIPAL E AGENTE DE TRÂNSITO EM MACEIÓ TEM ATUADO CADA VEZ MAIS DISTANTE UM DO OUTRO

Como se não fossem servidores integrantes da mesma prefeitura, Agentes de Trânsito e Guardas Municipais tem atuado de forma distante no cotidiano da capital. É mais comum, por exemplo, ver um Agente de Trânsito acompanhado de Policiais Militares de que de Guardas Municipais. Isso é fato.

Uma das justificativas para essa divisão, segundo apontou alguns Agentes de Trânsito, seria o fato de os Guardas Municipais ainda não atuarem armados, e por consequência dessa deficiência buscam apoio da Polícia Militar para executarem determinadas operações desencadeadas pela prefeitura, a exemplo do combate ao transporte clandestino de passageiros, cujo apoio quase sempre é feito por Policiais Militares.

Esse distanciamento envolvendo esses profissionais, cujas ações deveriam executar conjuntamente por se tratar de profissionais da segurança pública, além de denunciar a falta de integração entre esses setores retrata também o quanto a gestão municipal ainda deve investir para que a Guarda Municipal possa suprir as demandas da própria prefeitura.

Um Projeto de Lei que tramita em caráter conclusivo, na Câmara dos Deputados, concede o direito ao porte de arma aos Agentes de Trânsito.

A Lei federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), enumerou os princípios de atuação da categoria, fundados na proteção dos direitos humanos fundamentais, exercício da plena cidadania e das liberdades plenas.

Os GMs também passaram a colaborar com os órgãos de segurança pública através de ações conjuntas e a contribuir para a pacificação de conflitos. Podem ainda encaminhar ao Delegado de Policia, diante de flagrante delito, o autor da infração.

Atribuições como preservar local de crime, auxiliar na segurança de grandes eventos, realizar ações preventivas na segurança escolar, e atuar na proteção de autoridades, desde que devidamente capacitados, estruturados logisticamente e armados, passaram a fazer parte do cotidiano dessa categoria, restando agora tão somente os prefeitos se comprometerem com a segurança de suas populações.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: