22 de julho de 2016

REUNIDOS NA SEMSC GMs DE MACEIÓ TENTAM ENCONTRAR SAÍDA PARA REGULARIZAR PORTE DE ARMA

Uma reunião com um grupo de Guardas Municipais que precisam realizar o teste prático de tiro para regularizar o porte de arma aconteceu na Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (SEMSC), na manhã de ontem (21/07), na qual se fizeram presentes representantes da SEMSC, e dirigentes do Sindicato da categoria.

Assinatura do convênio - dezembro 2015.
Na pauta das discussões estava um tema nada desconhecido dos Guardas Municipais de Maceió: a compra de munições para a realização de um teste prático de tiro que visa suprir o que seria o último requisito para regularizar o porte de arma para cerca de 200 GMs.

A peregrinação dos GMs por essas munições vem desde dezembro de 2015, quando ouve a oficialização desse convênio através do qual se estabeleceu que cada órgão – PF e Prefeitura – arcaria com os custos relativos à execução de suas obrigações, dentre as quais, a aquisição de munições para a realização do tiro com revolver 38 e pistola 380 a ser pago pela prefeitura, o que não aconteceu.

Se levarmos em conta a data do extrato do convênio, 23 de dezembro de 2014, os GMs de Maceió não vêm peregrinando por essas munições desde dezembro de 2015, quando foi assinado o convênio, e sim desde dezembro 2014, quando já havia a previsão para que a prefeitura arcasse com os custos relativos à execução de suas obrigações, conforme consta no extrato.

Na reunião de hoje, na impaciência de ver o porte de arma se transformar em realidade, teve GM que chegou a fazer proposta absurda, da categoria custear as munições do próprio bolso para realizar os tiros. Outro propôs fazer uma espécie de vaquinha junto a outras secretarias do governo numa tentativa de levantar o dinheiro.

A articulação de uma reunião com Rui Palmeira, missão atribuída a SEMSC, para tratar sobre o assunto, foi um dos encaminhamentos dos GMs. Caso não haja um retorno satisfatório, será realizada uma nova reunião com os GMs para deliberar sobre qual rumo irão tomar. 

Considerando o fato que o prefeito Rui Palmeira teve desde dezembro de 2015 para custear essas munições, é possível que não haja mais interesse da sua parte para concretizar a regularização desse porte de arma, as razões para toda essa protelação, só ele, o prefeito, pode responder.  
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: