14 de julho de 2016

SEGUNDO O SINDICATO, DOAÇÃO DE REVOLVERES PELA POLÍCIA CIVIL A GUARDA MUNICIPAL DE MACEIÓ DEVERÁ SE CONCRETIZAR EM BREVE

Seguindo ao pé da risca o proverbio, “cavalo dado não se olha os dentes”, principalmente se esse cavalo – os revolveres - é oferecido em momento de crise e em ano eleitoral, quando se costuma cortar despesas, a prefeitura de Maceió, através da SEMSC, deverá receber em breve, como doação, cerca de 160 revolveres da Polícia Civil alagoana.

As armas serão usadas pelos Guardas Municipais no exercício da profissão tão logo se concretize a regularização do porte de arma da categoria, cuja pendência se resume a realização de um teste prático de tiro, a ser ministrado pela Polícia Federal, com revolver cal. 38 e pistola cal. 380. Segundo o Sindicato da categoria, SINDGUARDA-AL, a SEMSC já teria adquirido as munições de revolver para a realização do teste.

Apesar de já ter sido abolido pelas forças policiais, o revolver calibre 38 foi usado pelas forças de segurança pública por mais de um século. Com os avanços da indústria bélica, o revolver cedeu lugar às pistolas, que proporciona rapidez nos disparos e maior capacidade de munições por ter mecanismo de operação semiautomático, razão pela qual caiu no gosto dos Guardas Municipais e demais agentes da segurança pública.

Muitas Guardas Municipais que antes usavam revolver já o substituiu por pistolas cal. 380, outras vêm providenciando essa substituição gradativamente. Nessa mesma proporção, a bandidagem também tem optado por meter bronca com pistolas ao invés de revolver. Baseado nos registros de homicídios em Alagoas, principalmente aqueles com características de execução, a pistola tem sido a arma mais usada pelos criminosos.

Lutando pelo porte de arma há mais de 13 anos, desde quando o Estatuto do Desarmamento entrou em vigor, dezembro de 2003, os Guardas Municipais de Maceió não tem muita escolha quanto ao tipo de armamento que deverão usar no cotidiano, o fato é que a chegada desses revolveres representará uma conquista significativa para a categoria.     
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: