25 de agosto de 2016

ALAGOAS É O ESTADO COM MAIS MORTES POR ARMA DE FOGO, APONTA PESQUISA

MAPA DA VIOLÊNCIA MOSTRA QUE FORAM 56,1 VÍTIMAS POR 100 MIL HABITANTES. DADOS SÃO DE 2014; ESTADO TAMBÉM REGISTROU MAIS MOTES DE NEGROS.

Alagoas é o estado onde há mais homicídios por armas de fogo, de acordo com o Mapa da Violência 2016, divulgado nesta quinta-feira (25). O levantamento usa dados de 2014 como ano de referência para o levantamento, que aponta uma taxa de 56,1 vítimas por 100 mil habitantes no estado.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas informou que, desde que a atual gestão assumiu, em 2015, está sendo feito um trabalho para tirar armas de fogo de circulação e, com isso, reduzir os homicídios. A secretaria disse ainda que foram apreendidas 2036 armas no ano passado, o que representa o dobro do que foi registrado em 2014.

O estudo, coordenado pelo professor e sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisa do Instituto Sangari e coordenador da Área de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), ainda traz a evolução nos dados desde o ano 2000. Naquele ano, o estado ocupava a 9º posição com 17,5%.

Além dos números por estados, o estudo também avalia a quantidade de homicídios em municípios alagoanos.

No estado, 27 dos 102 municípios do estado aparecem na lista dos 150 com maior número de mortes por armas de fogo.

Nessa lista, outro dado negativo. O município alagoano de Murici está entre os dois do país que ultrapassam a marca dos 100 homicídios por armas de fogo a cada 100 mil habitantes. O número é considerado alto pela pesquisa.

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), também falou sobre a pesquisa durante uma solenidade referente ao Dia do Soldado e defendeu que vem mudando esse quadro desde o início de sua gestão. “Somos o estado que mais reduziu violência no país. Tiramos a capital, Maceió, do primeiro lugar em violência para o quinto. E fomos à única capital do Nordeste que reduziu violência nesse período”, disse.

População negra

De acordo com o Mapa, Alagoas é o estado mais violento para a população negra. A cada 13 vítimas de homicídio, 12 são negras.

O estudo também avalia dados de mortes por acidente, homicídio, suicídio ou motivo indeterminado com uso de arma de fogo entre 1980 e 2014.

A região Nordeste foi a que apresentou as maiores taxas em quase todos os anos da década analisada. A média em 2014 foi de 32,8 por 100 mil.
Fonte: G1 AL

Nenhum comentário: