28 de agosto de 2016

.

O QUE OS CANDIDATOS A PREFEITO E VEREADOR PRETENDEM FAZER PELA SEGURANÇA MUNICIPAL?

PORTE DE ARMA, PLANO DE CARREIRA ÚNICA, CENTRO DE FORMAÇÃO E CONCURSO PÚBLICO PARA AS GUARDAS MUNICIPAIS, SÃO DE RESPONSABILIDADE DAS PREFEITURAS. ESTE É O MOMENTO DE VOCÊ COBRAR DOS CANDIDATOS PROPOSTAS CONCRETAS DE MELHORIAS

Grupo de Ação e Apoio Operacional de Maceió (GAAO).
O horário reservado às campanhas de candidatos a prefeito e a vereadores na TV começou na última sexta-feira (26/08). Para você que é Guarda Municipal de Alagoas e passou os últimos quatro anos exercendo a profissão a pão e água, com baixo salário e condições de trabalho precárias, é hora de prestar atenção às propostas concretas que esses candidatos têm para a área da segurança municipal. Explicar que houve aumento da violência e da criminalidade e que a Guarda Municipal irá atuar em conjunto com as polícias Militar e Civil sem especificar o que será feito nessa área, com detalhamento do plano de ação, será conversa para elefante dormir. Podem acreditar.

Em Alagoas, por incrível que pareça, ainda há candidatos a prefeito e a vereador que desconhecem as reais atribuições de um Guarda Municipal, por tanto, nunca ouviram falar da Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais). No fervor de se eleger muitos candidatos estão prometendo criar Guardas Municipais sem atentar para as exigências da Lei, e o resultado é esse quadro lamentável que ainda presenciamos em Alagoas, pessoas exercendo a profissão de Guarda sem ter passado por concurso público, sem ter tido uma formação adequada, empurradas para usurpar a atividade do Policial Militar realizando policiamento ostensivo, atuando em total desacordo com a legislação vigente.

Apesar de Alagoas ainda aparecer como sendo um dos estados mais violentos da federação, conforme destacou essa semana o mapa da violência divulgado pelo professor e sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisa do Instituto Sangari e coordenador da Área de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), o tema “segurança municipal” neste ano não aparece entre as principais preocupações do eleitorado alagoano. A saúde lidera o ranking em todos os municípios e constitui prioridade para mais de 60% do eleitorado, enquanto a “segurança municipal” é tema mais importante para menos de 5% dos eleitores. Informações do Ibope Inteligência. Os dados são alarmantes, pois podem afrouxar o compromisso do candidato com a área da segurança municipal e contribuir para manter o discurso de prefeitos descompromissados que “segurança pública é dever exclusivo do governo estadual”.

A esperança é que, à medida que os problemas relacionados à violência e a criminalidade de cada município forem sendo levantados, no decorrer da campanha, a percepção dos Guardas Municipais e demais eleitores sobre as prioridades nessa área mudem e forcem os candidatos a mostrar em seus programas o que, de fato, pretendem fazer pela segurança da população. Procurar votar nos candidatos de casa ainda é o caminho mais aconselhável a seguir.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: