12 de agosto de 2016

FALTA DE AR-CONDICIONADO EM VIATURAS VEM CAUSANDO SOFRIMENTO E DIFICULTANDO A REALIZAÇÃO DE RONDAS EM MACEIÓ

Inspetores, Subinspetores e GMs de Maceió não estão nada satisfeitos com as viaturas que integram a frota da Guarda Municipal. É que os veículos não dispõem de ar-condicionado e com a intensificação das chuvas fazer rondas diuturnamente com os vidros das viaturas fechados tem sido uma tormenta para esses Servidores que são obrigados a visitar diariamente mais de 100 postos de trabalho.

Viaturas entregue a SEMSC em julho de 2015.
Os GMs destacam que a presença de ar-condicionado nas viaturas não representa nenhum luxo para eles no cotidiano e sim uma necessidade frente ao calor intenso que acaba gerando transtornos e consequências à saúde, situação que é agravada pelo uso do coturno, do fardamento e do colete balístico, desconforto que poderia ser amenizado se as viaturas tivessem sido entregues com ar-condicionado.

A teoria de que viaturas da Guarda Municipal devem circular com os vidros baixos a fim de facilitar uma reação dos GMs diante de uma ocorrência, não se sustenta pelo fato de os GMs, de uma das cidades mais violentas do país, não portarem arma de fogo no exercício da profissão, por tanto, não ousariam responder de mãos limpas a uma investida armada.

Diferentemente da Guarda Municipal de Maceió, viaturas dos Agentes de Trânsito da SMTT, por exemplo, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil, do Bobe e de Guardas Municipais de várias cidades do interior de Alagoas, fazem patrulhamento com viaturas climatizadas.      

Cabe à prefeitura propiciar condições de trabalho dignas, seguras e saudáveis aos Guardas Municipais como forma de preservar a saúde, de modo a evitar a exposição desses profissionais a elevadas temperaturas ao longo da sua jornada de trabalho, aí cabe às entidades representativas, como medida inicial, direcionar convite ao prefeito Rui Palmeira e a titular da SEMSC, Mônica Suruagy, para que possam participar de uma dessas rondas a vivenciar o sofrimento desses profissionais no cotidiano.

O GM NOTÍCIA-AL direcionou essa reclamação a um dirigente do Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas, nessa sexta-feira (12/08), e o mesmo informou que tão logo o Sindicato receba uma reclamação formal desses GMs irá sentar com a SEMSC a fim de resolver o problema.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: