16 de agosto de 2016

GUARDA MUNICIPAL DE DELMIRO GOUVEIA APRESENTA DENÚNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA MUNICÍPIOS QUE NÃO TERIAM CUMPRIDO A LEI Nº 13.022/2014

Pegando as entidades representativas da categoria em Alagoas de surpresa – Sindicato e associações -, o Guarda Municipal de Delmiro Gouveia, Diogo Ribeiro Cavalcante de Magalhães, encaminhou, por conta própria, no dia de ontem (15/08), requerimento ao Procurador Geral do Ministério Público de Alagoas – PROCESSO PGJ Nº 3460/2016 -, pedindo que seja aberto procedimento investigatório no sentido da apurar o descumprimento do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei nº 13.022/2014) por gestores municipais. Na denúncia, o GM cita os 102 municípios de Alagoas.

O Guarda Municipal ainda pediu ao MP-AL que fosse instaurada uma Ação Civil Pública visando responsabilizar os gestores por crime de improbidade administrativa caso fique comprovado o descumprimento da Lei Federal.

O mesmo teor da denúncia também foi encaminhado ao Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT-AL), pelo GM, através do qual também foi pedida a abertura de procedimento apuratório e posterior instauração de Ação Civil Pública, caso fique constatado ter havido descumprimento da Legislação Federal por parte dos gestores municipais.

Caso tais denúncias prosperem junto ao MP-AL e MPT-AL, poderão ser responsabilizados, além de prefeitos, comandantes de Guardas Municipais e Secretários Municipais de Segurança, cargos que na sua maioria são ocupados por Militares da reserva, Delegados e Policiais Civis aposentados.

Como consequência o resultado atingiria também Guardas Municipais contratados sem concurso público e ocupantes de cargos em comissão que deveriam estar sendo ocupados por GMs de carreira. Em Maceió a medida atingiria um coronel da reserva.

De acordo com Lei nº 13.022/2014, prefeitos de todo o país tiveram dois anos, a contar de 8 de agosto de 2014, para adequar as suas Guardas Municipais a lei federal, no entanto, alegando passar por “dificuldades financeiras”, em decorrência da crise ainda em curso, muitas prefeituras teriam descumprido a legislação em vigor.

O Estatuto Geral das Guardas Municipais, prever, dentre outras medidas de ajustamento: implantação de carreira única; ouvidoria e corregedoria; repasse do comando das Guardas aos GMs de carreira; afastamento de GMs contratados sem concurso público; exigência do ensino médio para o ingresso na carreira; capacitação para todo o contingente; regularização do porte de arma; criação de centro de formação.

O GM denunciante e corajoso também encaminhou requerimento a Superintendência da Polícia Federal em Alagoas pedindo informações detalhadas quanto aos procedimentos para conceber porte de arma de fogo a Guardas Municipais de cidades com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes.
GM NOTÍCIA-AL

6 comentários:

Persistente disse...

Parabéns a este GM que apresentou a denúncia ao MP,coisa que quem deveria fazer era o sindguarda e também espero que a justiça faça valer o Estatuto geral das guardas municipais,pois mesmo com o fim do prazo que foi no dia 8 de agodto de 2016 ainda tem municípios que mantém GMs contratados que é o caso de União dos Palmares.

Aldo Omena disse...

Parabéns, Diogo pela brilhante iniciativa, esta causa é nossa, independente de qualquer coisa, conte com meu apoio.

Unknown disse...

Parabéns companheiro Diogo , nós da guarda municipal de Marechal Deodoro já estamos com um comandante Guarda Municipal , mais a sua iniciativa foi brilhante em todos os aspectos .

Unknown disse...

Parabéns companheiro Diogo , nós da guarda municipal de Marechal Deodoro já estamos com um comandante Guarda Municipal , mais a sua iniciativa foi brilhante em todos os aspectos .

Unknown disse...

Parabéns Diogo!você é um verdadeiro representante das Guardas de Alagoas.

Anônimo disse...

Isso, é bom, mais infelizmente não da em nada em Alagoas, somos 147 aprovados, para o concurso da guarda de palmeira dos indios, e estamos brigando na justiça a 4 anos, e ate hj nada foi feito, o MP-ESTADUAL, nada fez pela gente, e ainda temos que aturar as piadinhas de um prefeitinho sacana do James Ribeiro.