4 de setembro de 2016

.

DEPOIS DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF Prefeitos pedaleiros PODEM VIRAR ALVOS DE “SINDICATOS combativos” em alagoas

Dilma Rousseff foi afastada do cargo por ter, supostamente, maquiado empréstimos de bancos públicos e editado decretos autorizando gastos extras sem que houvesse autorização dos deputados sabendo que não teria dinheiro para quitá-los posteriormente, prática que a levou ao impeachment e acabou abrindo precedência, segundo muitos senadores, deputados e especialistas do direito, para que prefeitos pedaleiros também se submetam ao rigor da lei.

Em muitas prefeituras alagoanas há diversas condutas e manobras fiscais de prefeitos que, além de violar a legislação fiscal em vigor, se assemelham e muito as pedaladas praticadas por Dilma Rousseff, conforme constam nos registros do Tribunal de Contas do estado e do Ministério Público.
                     
Já tivemos casos em Alagoas de prefeitos que extrapolaram, por exemplo, o percentual previsto em lei para pagamento de salários. Que deram calote nos Guardas Municipais e demais servidores empurrando para a outra gestão dívida referente à progressão por mérito, titulação e o pagamento de retroativos. Que efetuaram descontos da folha de pagamento de parcelas de empréstimos consignados, feitos pelos servidores, mas que não repassaram aos bancos dentro do prazo. Que já usaram contribuições da previdência municipal para pagar outras despesas, prática proibida pela legislação.

No estado da Paraíba, por exemplo, um grupo de advogados ligados a entidades representativas já teria ingressado com ação judicial contra o governo estadual que teria praticado pedalada fiscais com dinheiro do fundo previdenciário dos servidores. O Ministério do Trabalho já teria determinado, inclusive, um prazo de 45 dias para que o governo devolvesse R$ 88.825.017,31 milhões que teriam sido transferidos indevidamente do Fundo previdenciário.

Como chefes de cozinha eficientes e acostumados a manipular a culinária pública, o dinheiro, prefeitos que andam a margem da lei oferecem hoje um farto cardápio aos “sindicatos combativos” e compromissados, sobre tudo, com a representatividade de suas bases, para que esses possam cumprir estatutariamente o seu papel compartilhando essas delícias – as pedaladas fiscais - com setores da justiça, como o Ministério Público, Tribunal de Contas e até mesmo com aquela meia dúzia de vereadores que atuam como oposição nas Câmaras Municipais.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: