31 de dezembro de 2016

AO DEIXAR A SEMSC MÔNICA SURUAGY APRESENTA BREVE BALANÇO DA SUA GESTÃO

SECRETÁRIA DESTACA AVANÇOS DA SEGURANÇA COMUNITÁRIA

Passados quatro anos, o trabalho da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária (Semsc) para requalificar a Guarda Municipal trouxe ganhos efetivos à população. Com ações de prevenção à violência nas escolas, mediação de conflitos e ações comunitárias, o órgão ganhou destaque e passou a contribuir diretamente com a segurança urbana de Maceió.

“Em 2013 encontramos uma secretaria que precisava de vários ajustes, a exemplo da estrutura do prédio e falta de material de trabalho, como fardamentos que há mais de oito anos os guardas não recebiam. Nós reestruturamos a pasta, recuperamos a autoestima dos trabalhadores e agora conseguimos trabalhar dando suporte a todas as secretarias, entre outras atividades”, destacou a secretária de Segurança Comunitária, Mônica Suruagy.

A Semsc é responsável pelo Plano de Enfrentamento à Violência e pensa a segurança municipal de uma forma estratégica. Já a Guarda, amplia esse trabalho, atuando nas comunidades como mediadora de conflitos, por exemplo.

Como parte das ações de sucesso na Secretaria, Mônica Suruagy ressaltou a parceria com os órgãos da Segurança Pública. “Temos uma relação de irmandade e hoje a cidade de Maceió tem uma Oplit, que atua com o reforço da Guarda, o que para nós é uma das maiores referência. É mais uma das ações pontuais com um resultado importante para o cidadão”, disse.

“Também temos parceria com o Tribunal de Justiça para mediação de conflitos, que era uma carência na Guarda. Na parceria com as polícias, um exemplo foi a eleição, onde a Guarda atuou lado a lado com estas instituições. Trabalhamos duro e hoje a Guarda tem voz e é um membro efetivo da segurança”, detalhou Mônica.

Sobre o armamento da Guarda, a gestora explicou que o processo está evoluindo. “A parceria com a Polícia Federal tem sido fundamental e o Exército já fez a documentação de cessão de armamento. Este é um processo complexo, até mais do que queríamos, mas está encaminhado e em breve será finalizado para beneficiar ainda mais a população”, afirmou.

Mônica Suruagy disse ainda que após reestruturar a Guarda, os próximos anos serão de mais evolução. “Nós temos muitos projetos para consolidar. O prefeito Rui Palmeira durante todo o processo fez questão de inserir a Guarda, nós sabemos que os projetos são efetivos e quem ganha é o cidadão que conta com uma Guarda mais estruturada. A sociedade merece e vai ter uma área de segurança municipal apta para o desenvolvimento de seus trabalhos”, finalizou.
Fonte: SECOM MACEIÓ

Nenhum comentário: