24 de fevereiro de 2017

DESARMADOS, GUARDAS MUNICIPAIS ESTÃO SENDO ESCALADOS PARA TENTAR INTIMIDAR ONDA DE ASSALTOS NOS MERCADOS PÚBLICOS DE MACEIÓ

Numa tentativa de atender ao clamor dos comerciantes e proporcionar a população uma melhor segurança durante as compras, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, vem escalando Guardas Municipais desarmados, nos Mercados Públicos de Maceió, numa tentativa de intimidar os marginais que corriqueiramente vem praticando assaltos nesses espaços.

GMs do GAAO patrulhando o Mercado da Produção.
Sem dúvidas, trata-se de uma iniciativa digna de aplausos, toda via, é preciso, antes de qualquer coisa, salvaguardar a integridade física e a vida desses Guardas Municipais que, ao final da sua jornada de trabalho, precisam voltar para casa com vida.

É oportuno ressaltar que já passou da hora de a prefeitura de Maceió assumir sua parcela de responsabilidade com a segurança dos maceioenses e do patrimônio público, e o primeiro passo para avançar nessa seara será incluir a Guarda Municipal no rol das prioridades de investimentos da gestão administrativa, o que parece ainda está longe de acontecer.

De acordo com os Guardas Municipais, para efetivar um serviço de relevância nos mercados públicos de Maceió a categoria precisaria hoje de uma estruturação logística básica, como por exemplo, aumentar o efetivo, ter armamento letal e de baixa letalidade, algemas, rádios comunicadores, equipes motorizadas de apoio e coletes balísticos.

Não havendo essa estrutura a nossa presença nos mercados não passará de mera vitrine política, e a população que constantemente vem sendo vítima dos criminosos não irá engolir uma falsa propagando de segurança como essa”. Comentou um GM com tom de desabafo.

A exposição dos Guardas Municipais a situação de risco constante sem que a prefeitura assegure as condições devidas de trabalho a esses profissionais, sem dúvidas trás para o rol dessa discussão as entidades representativas que devem assumir o seu papel de guardiãs das leis trabalhistas tomando as providências necessárias junto aos órgãos competentes a fim de fazer valer os direitos dessa categoria.
GM NOTÍCIA-AL 

Um comentário:

GM BERTOLDO disse...

Depois de vinte anos na guarda municipal descobri que com o tempo meu corpo se tornou à prova de balas, ou pelo menos é o que esse novo secretário quer passar p/ a população. Porque já fui escalado p/ servir de palhaço e motivo de gozação na orla de Pajuçara sábado passado. Desarmado e não oferecendo nenhum perigo a ninguém assim fui trabalhar junto com os colegas da mesma faixa etária. Onde está os nossos representantes p/ exigir as mínimas condições de sobrevivência no trabalho. Gm Bertoldo.