20 de fevereiro de 2017

EM UM ESTADO NO QUAL SE ASSASSINA 204 PESSOAS EM APENAS TRINTA E UM DIAS, AINDA HÁ PREFEITOS QUE TENTAM JOGAR OS GUARDAS MUNICIPAIS NAS RUAS DESARMADOS

O governo de Alagoas, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgou nessa segunda-feira (20/02), boletim constando um balanço da violência registrada no mês de janeiro, durante o qual 204 pessoas foram assassinadas.

Os números são, de fato, de envergonhar qualquer gestor, quer seja ele governador ou prefeito, já que a segurança pública por ser um “dever do Estado” também é “responsabilidade de todos”, a partir dessa lógica não queiram os senhores prefeitos se eximir dessa vergonha.

O fato é que, os prefeitos pouco se importam com a segurança da população, ou mesmo com o crescente índice de violência e criminalidade. Exceções à parte, nas prefeituras, são baixíssimos os investimentos em educação, geração de emprego e renda e demais ações sociais que, na visão dos especialistas, contribuem para barrar a escalada da violência.

As Guardas Municipais que poderiam contribuir e muito com esse cenário de descaso, na realidade, e por ausência de investimento, agonizam por aumento de efetivo, qualificação e estruturação logística.

Em municípios onde há apenas dois ou três Policiais Militares, por exemplo, os Guardas Municipais poderiam está fazendo a diferença contribuindo preventivamente e sem improvisos com a segurança da população.

Para aumentar ainda mais a penúria dessa categoria em Alagoas, há gestores que tentam usar os GMs como vitrine a fim de passar a imagem de político eficiente e comprometido com a segurança pública, e não medem esforços para jogar esses profissionais nas ruas desarmados, sem a estrutura logística necessária, desempenhando mero papel de espantalhos da marginalidade.
GM NOTÍCIA-AL      

Nenhum comentário: